domingo, 2 de janeiro de 2011

Acidente Com um Avião do C.A.N. - Correio Aéreo Nacional, Possivelmente em Canavieiras-BA

Avião Stinson , Modelo SR-9E Reliant - Prefixo PT-NAG, 
ex PT-TCM, Msn 5268, do C.A.N - Correio Aéreo Nacional


O Correio Aéreo Nacional - CAN - começou a operar em 1931 e o monomotor Stinson, Modelo SR-9 Reliant, começou a ser fabricado pela Stinson Aerocraft Company, nos Estados Unidos da América, em 1937, portando este acidente ocorreu após esta data. Possivelmente o acidente ocorreu no aeroporto do município de Canavieiras no sul do Estado da Bahia.

Este modelo era alimentado por um motor Wright R-760-E2 de pistão radial e foi fabricado na cidade de Wayne no Estado de Michigan pela divisão de aeronaves da Stinson.

O modelo acidentado tinha o prefixo PP-NAG, mas antes tinha o prefixo PT-TCM, portanto teve uma renomeação para um novo prefixo. Ele também era designado pelo Msn 5268 (fonte: http://www.aeromuseu.com.br/rab_pp.htm).

No local do acidente, podemos observar areias cobertas por um capim ralo - vegetação típica de restinga. Assim, podemos deduzir que o acidente ocorreu em alguma planície próxima ao litoral, já que podemos ver a linha do horizonte, ao longe, rente a uma floresta, que pode ser de mata atlântica.

Quem souber de alguma informação sobre a data e local exato do acidente, pedimos que forneçam os subsídios necessários para a elucidação  do mistério, já que não consegui localizar nenhum dado a respeito.