segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Monstrengo do Centro Histórico de Canavieiras

Vergonhosa Construção no Centro Histórico 
de Canavieiras - Foto de Regis Silbar


O Sítio Histórico, no Centro de Canavieiras, está sendo velozmente destruído, com construções que agridem o  harmonioso conjunto arquitetônico do final do século XIX e início do século XX. E tudo isso com o beneplácito das pseudas autoridades locais, que por ignorância, acham que é a chegada do progresso. Parecem até com o Odorico Paraguaçu, que queria inaugurar um novo cemitério para desenvolver a cidade. Aliás, Canavieiras também está reformando o seu cemitério. Talvez, não seja coincidência, seja predestinação.

Na Rua do Brejo, em uma esquina do Sítio Histórico, há uma pousada com quatro pavimentos (térreo, mais dois andares e cobertura) que ficou no lugar de uma centenária construção. Essa pousada, que recebe turistas para conhecer o Centro Histórico da cidade, mais parece uma construção estilo Complexo do Alemão ou da Favela da Rocinha, nada lembrando o harmonioso conjunto arquitetônico onde ela está localizada.

O imóvel ao lado da pousada, também foi reformado, com uma desfiguração total da antiga fachada, sendo construído até um puxadinho como primeiro andar.

Mas para que isto acontecesse teria que ter um culpado, e esse culpado existe: é a fraca administração da cidade que, por falta de conhecimento não sabe o que é realmente importante para a cidade.    

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Canavieiras e os Baiacus na Ponte do Lloyd

Baiacu Morrendo na Ponte do Lloyd
 em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Canavieiras é um lugar onde os peixes são fartos e quem têm a habilidade para a pesca não passa fome. Nos seus rios e no seu mar há uma grande variedade de peixes e, por isso, a pesca é uma grande atividade para os seus habitantes.

Grandes restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo e também de Minas Gerais vêem se abastecer em Ilhéus com os peixes pescados em Canavieiras. No entanto, os peixes, em Canavieiras, são vendidos para a população local por um preço superior aos cobrados nos grandes centros. Ora, se o peixe é pescado em Canavieiras, a população local, deveria pagar um preço inferior, já que a renda média da população é uma das mais baixas do Brasil, segundo o IBGE.

Mas, o que mais causa espanto, não é o preço do peixe e do camarão, mas sim o hábito dos pescadores canavieirenses com  os baiacus pescados na Ponte do Lloyd. Estes peixes, ao invés de serem devolvidos ao rio, já que, para a população local, eles não são comestíveis, são deixados no cimento da própria ponte para morrerem lentamente, em uma morte horrível, sem nenhuma serventia, pois eles não são utilizados para a alimentação.

Este costume local já foi absorvido pela comunidade e pelos meios de comunicação (rádios e jornais), pois ninguém levanta a bandeira em defesa dos baiacus e do meio ambiente. Qualquer turista que for na Ponte do Lloyd se depara com essa cena degradante: dezenas de baiacus se debatendo e esperando a morte chcegar, pois os pescadores, ao invés de devolverem esta espécie ao rio, a deixa na ponte, esperando a morte com sofrimento.

Todos nós sabemos que esta espécie é venenosa, mas já que ela não tem utilidade para a população local, ela deveria ser simplesmente devolvida ao seu meio ambiente natural.

Em Canavieiras há uma RESEX, que engloga também o Rio Pardo, no entanto, este órgão é omisso quanto a este tipo de fiscalização, deixando que este fato aconteça bem no Centro Histórico da cidade.

A prefeitura também é responsável por tipo de morticínio, já que ela é omissa e nada faz para que cessa essa cena de vandalismo ambiental.

Pescar para comer é sagrado, para vandalizar o meio ambiente é condenável.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Igreja de Santo Antonio do Atalaia de Canavieiras

Placa Indicativa da Igreja de Santo Antônio do Atalaia,
 na Ilha de Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar 


A Ilha de Atalaia, no município de Canavieiras, é uma bela ilha, banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Patipe e Pardo. Nela, o manguezal, banhado pelos rios, é uma parte importante do seu meio ambiente, bem como a vegetação praiana, com suas espécies típicas de restinga. Esta ilha é ligada, por ponte, à Ilha de Canavieiras, onde fica a sede do município.


Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha do 
Mesmo Nome, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


No sul desta ilha parasidíaca, há um lugar bucólico: o Povoado de Atalaia, e neste povoado, com poucas casas e muitos coqueirais, há uma bela igreja construída na década de 30 do século passado pelo Promotor Público Benício de Azevedo Machado, que a doou, como presente, à cidade de Canavieiras. No entanto, ela só foi solenemente inaugurada em 1952, na gestão do Padre Agostinho Stauder.


Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha de 
Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar

Ele, católico praticante e devoto de Santo Antônio, idealizou, construiu e doou a igreja ao Povoado de Atalaia e à Cidade de Canavieiras, em homenagem ao santo de sua devoção, quando era deputado pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.


Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha de 
Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Nesta igreja há três preciosidades artísticas de grande valor histórico, cultural e religioso, que são duas imagens de Santo Antônio e uma de Nossa Senhora da Conceição, todas exemplares do mais legítimo barroco baiano.

Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha de 
Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Uma das festividades mais peculiares da Ilha de Atalaia é a Festa do Mastro de São Sebastião, quando o mesmo é trazido, todo enfeitado, do Cais do Porto de Canavieiras e fincado, pelos participantes, em frente à Igreja de Santo Antônio.


Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha de 
Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


É uma festa popular e religiosa que congrega uma pequena multidão de devotos de Santo Antônio e de São Sebastião, dois dos santos mais populares da cidade, ao lado do grande padroeiro, São Boaventura, o protetor dos canavieirenses.


Sino da Igreja de Santo Antônio do Atalaia,
 em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Azulejos com a Imagem de Santo Antônio
 - Canavieras - Foto de Regis Silbar


Azulejos com a Imagem de Nossa Senhora da
 Conceição - Igreja de Santo Antônio do Atalaia
 - Canavieiras - Foto de Regis Silbar




terça-feira, 17 de maio de 2011

As Belas Ruínas de Canavieiras


Prédio no Centro Histórico de Canavieiras
 em Ruínas (Rua General Pederneiras) com
 Vegetação Saindo de Suas Janelas - Foto de
 Regis Silvar



Prédio  em  Ruínas no  Centro Histórico
 de Canavieiras na Travessa entre a Praça
 da  Cesta  e a Ponte  do  Lloyd - Foto de 
Regis Silbar



Prédio em Ruínas no Centro Histórico de Canavieiras
 ao Lado de Casa Descaracterizada - Foto de Regis
 Silbar




Prédio em Ruínas no Centro Histórico de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar



Prédio em Ruínas no Centro Histórico de Canavieiras
 - Cais do Porto - Foto de Regis Silbar



Prédio em Ruínas no Centro Histórico de Canavieiras,
 Próximo à Ponte do Lloyd  - Foto de Regis Silbar




Prédio em Ruínas no Centro Histórico de 
Canavieiras, no Cais do Porto - Foto de Regis Silbar



Prédio em Ruínas no Centro Histórico de Canavieiras 
na Rua General Pederneiras (Rua do Brejo) - Foto de 
Regis Silbar



Prédio em Ruínas no Centro Histórico de Canavieiras
 no Cais do Porto - Foto de Regis Silbar




Prédio em Ruínas no Centro Histórico de Canavieiras
 no Cais do Porto - Foto de Regis Silbar
~