segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Casarões Antigos do Tempo dos Coronéis do Cacau em Canavieiras

Casarão Antigo em Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


Espalhados por quase todas as ruas do Centro Histórico de Canavieiras, inúmeros casarões ainda resistem ao tempo, alguns muito bem conservados, outros não, mas todos com uma personalidade própria que embeleza a cidade e a transforma num museu a céu aberto, retratando o tempo da riqueza oriunda do cultivo do "Theobroma cacao", o nosso singelo cacau.


Casarão Antigo em Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar
]





Casarão Antigo em Canavieiras-BA - Foto de Regis Silvar


Até meados do século passado, a riqueza se transformava em construções suntuosas, onde os coronéis do cacau ostentavam e disputavam entre si, a primazia de residir nos mais bonitos casarões que ornamentavam as largas ruas da cidade.


Casarão Antigo em Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar

Casarão Antigo em Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


Hoje, este tempo é apenas uma lembrança do passado, pois o cacau quase nada mais representa, em termos econômicos, para a cidade. Mas, os casarões antigos ainda continuam de pé, aguardando o tempo passar, para que as futuras gerações possam admirar o que restou de um passado que colocou Canavieiras entre as cidades mais ricas e importantes da Bahia. 

 
Casarão Antigo em Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


Casarão Antigo em Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar





sábado, 22 de outubro de 2011

A Porta Lateral da Igreja de São Boaventura em Canavieiras

A Porta da Igreja de São Boaventura
 Emparedada  por  Ordem  de Algum
 Sacerdote  que  Passou  pela Igreja  - 
Foto de Regis Silbar


A Igreja de São Boaventura, em Canavieiras, é uma das igrejas mais bonitas e diferenciadas de todo o sul da Bahia, pois além de ter duas torres frontais, uma menor e a outra maior, de desenhos completamente diferentes, ela ainda possui duas cruzes, uma em cada torre, ao invés de somente uma na torre mais alta, como é comum em todas as demais igrejas. Além disto, ela possui uma cúpula frontal, no lado oposto à torre mais alta, que a embeleza e ainda a torna mais diferente, já que, além de raro, é incomum uma igreja em estilo gótico ostentar uma cúpula. Mais raro ainda é ser uma cúpula frontal.

Os arquitetos que a idealizaram tiveram a genialidade de, em uma igreja pequena, colocar uma mistura de estilos que, ao invés de deixá-la de mau gosto, a tornou um ícone para a cidade, sendo, sem dúvida, o monumento mais fotografado de Canavieiras, desde o tempo em que foi construída. A Igreja de São Boaventura é um orgulho de todos os canavieirenses, não importando a religião que exerçam.



A  Porta  Emparedada  da  Igreja  de  São  Boaventura,  em 
Canavieiras, Vista  de Outro Ângulo - Foto de Regis Silbar


É claro que, para idealizar uma Igreja como a Igreja de São Boaventura, é necessário um grande estudo e uma longa programação, com diversos esquemas e cálculos matemáticos, já que ela é uma igreja peculiar, de uma arquitetura não muito usual. Por isto, não foi possível, apenas copiar a planta de uma outra igreja, mas sim fazer um estudo muito mais avançado, partindo de um ponto inicial, já que ela não foi cópia de nenhuma outra construção.   

Então, muitos e muitos anos depois, apareceu alguém não comprometido com a história da igreja e da cidade e empreende uma reforma que, entre outras coisas, contempla a igreja com o emparedamento de sua principal porta lateral, que dá para o exterior da igreja, comprometendo, não de maneira irreversível, pois ainda pode ser revertida, o seu aspecto visual e o seu estilo arquitetônico original, que são uma riqueza cultural de Canavieiras e que deveria ter sido preservada para que as gerações futuras conhecessem todos os aspectos originais de uma construção que encanta gerações.

Igreja de São Boaventura, em Canavieiras, com Outra
 Visão  da Porta que Sofreu Emparedamento - Foto de
 Regis Silbar

Ora, muita gente diz que a igreja é uma construção nova e que, por este motivo, não pode ser tombada pelo Patrimônio Histórico. Mas nada disto é verdade porque Brasília é muito mais nova, e a cidade, incluindo a sua catedral, é tombada.  Brasília é Patrimônio Nacional e Mundial, tombada pela UNESCO.

A Igreja de São Boaventura é muito importante para a cidade de Canavieiras, não importa a idade que ela tenha, pois a sua monumental arquitetura e beleza plástica a qualifica para o tombamento. A cidade não deve e não pode esperar que órgãos federais ou estaduais a tombem. Ela mesma tem que tomar a iniciativa e, por meio de seus representantes legais, prefeito ou vereadores, iniciar e determinar o tombamento da igreja, pois só assim, e com vigilância de todos, impedirá que a igreja sofra remodelações que vandalizem o seu aspecto original. 



A Igreja de São Boaventura, com a Porta Emparedada,
 Ainda  Não  Pintada, Vista Por Outro Ângulo - Foto de 
Regis Silbar





segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Hospital Regional Regis Pacheco - Canavieiras-BA

Hospital Regional Regis Pacheco no Início da
 Segunda Metade do Século Passado - Foto de
 Arquivo


O Hospital Regional Regis Pacheco, o único Hospital de Canavieiras, foi inaugurado em uma terça-feira, dia 3 de fevereiro de 1952. Portanto, já tem mais de meio século de existência servindo ao povo de Canavieiras.  Quem tem um pouco mais de dinheiro, se desloca até Ilhéus ou Itabuna, centros mais adiantados, mas quem não tem, fica por aqui mesmo e se conforma com o atendimento que lhe é dado.

No dia da inauguração houve o comparecimento das filarmônicas Lyra do Commércio e Dois de Janeiro, muitas autoridades e o povo em geral, dando ares de festa ao acontecimento que, inclusive, contou com a decretação de feriado municipal. 


Hospital Regional Regis Pacheco no Início da 
Década de 1990 


Qualquer turista que visita uma cidade, sempre procura saber onde se socorrer em caso de necessidade e, em Canavieiras, este lugar é o Hospital Regional Regis Pacheco.

Ele fica perto do Aeroporto e da Capelinha e todos na cidade sabem onde ele fica. Se você for visitar Canavieiras e, por acaso, precisar de atendimento hospitalar, pergunte a qualquer canavieirense e todos lhe informarão a localização do hospital. 



Hospital Regional Regis Pacheco no Ano 
de 2011 - Foto de Regis Silbar