sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Assembleia de Deus de Canavieiras, a Primeira do Estado da Bahia


Igreja da Assembleia de Deus em Canavieiras-BA
 - Foto de Regis Silbar


As primeiras atividades da Igreja Assembleia de Deus no Estado da Bahia foram na cidade de Canavieiras, quando, em 1927, o pastor João Pedro celebrou a primeira cerimônia de batismo nas águas. Era o início da implantação do novo credo que, através da evangelização rendeu bons frutos e se desenvolveu sendo uma das religiões que mais possui adeptos na cidade.

A pregação inicial da mensagem pentecostal se deu através de Joaquina de Souza Carvalho, então moradora recente na cidade, que divulgou a palavra a respeito da salvação, palavra essa que aglutinou, pela fé, muitas pessoas que desejavam estar com Jesus no coração.

Daniel Berg
Gunnar Vingren














No entanto, para que isso acontecesse, foi necessário que dois pregadores suecos, Daniel Berg e Gunnar 
Vingren, empreendessem uma viagem até Belém do Pará, partindo da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, à bordo do navio Clement, cumprindo a mensagem profética do Senhor. Foi desta cidade do Pará que a Assembleia de Deus se irradiou por todo o Brasil.

Hoje, a Igreja Assembleia de Deus está localizada em um novo prédio, na Avenida Barão do Rio Branco, entre a Avenida Ilhéus e a antiga Rua dos Artistas, hoje Avenida Doutor Otávio Mangabeira, fora do Centro Histórico da cidade.

Quando falamos que a Igreja Assembleia de Deus de Canavieiras foi a Primeira do Estado da Bahia, não estamos nos referindo ao prédio em si, pois o atual é muito recente e ficou no lugar de uma construção mais simples que existia no mesmo endereço, mas que também não era a igreja original. Estamos falando da entidade em si, do patrimônio espiritual e religioso, da congregação de pessoas, que são o centro e a cerne da fé espiritual.

Devemos ficar, nós canavieirenses, muito orgulhosos, independente de nossa fé, por ter sido Canavieiras a cidade que abrigou e constituiu o primeiro núcleo da Assembleia de Deus em todo o Estado da Bahia.


O Navio  Clement  no Qual  Viajaram  de Nova 
Iorque até Belém do Pará Daniel Berg e Gunnar
 Vingren