sábado, 1 de dezembro de 2012

Filarmônica 2 de Janeiro - O Grupo Musical de Canavieiras



Sede da Filarmônica 2 de Janeiro em Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


A Filarmônica 2 de Janeiro e a Philarmônica Lyra do Commércio são os dois grandes grupos musicais que reinam, em absoluto, em Canavieiras. Eles estão presentes em todas as solenidades e acontecimentos importantes  que movem a sociedade canavieirense.

A Filarmônica 2 de Janeiro tem a sua sede, simples, mas muito bem conservada,  na antiga Rua de Viana,  atual Avenida ACM, fora do Centro Histórico, contudo, a sua principal importância não é a arquitetônica, mas sim a cultural, por ser uma filarmônica que se confunde com a própria história de Canavieiras, estando sempre presente, animando com as suas notas musicais, todo o povo canavieirense.

Em sua sede, em meados do século XX, aconteciam os maiores bailes de carnaval da cidade, com muito confete, serpentina e onde o lança-perfume estava na mão de todos, crianças e adultos, que brincavam animadamente no salão.

A Filarmônica 2 de Janeiro é muito antiga. Ela foi fundada em 2 de janeiro de 1930, mas, desde a sua fundação, ela vem cumprindo religiosamente o seu papel, que é levar cultura ao canavieirense e também levar a cultura canavieirense às cidades vizinhas, que comparecem em peso às suas apresentações.

Cultura sempre é cultura e cultura musical leva a alma a sonhar sonhos com notas musicais.

 Visite Canavieiras e, se tiver oportunidade, vá a apresentação de uma de suas filarmônicas e ouvirá um belo concerto musical.