domingo, 31 de março de 2013

Os Pisos dos Centenários Casarões do Centro Histórico de Canavieiras





Piso de Casa no Centro Histórico de Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


Em Canavieiras, o piso do casario do Centro Histórico nos remete à primeira metade do século XX ou aos anos finais do século XIX. É uma profusão de ladrilhos com belíssimos desenhos geométricos em cores vivas que combinavam perfeitamente com o modo de vida da época.

Em muitas casas esta preciosidade ainda faz parte do cotidiano, pois foram conservadas pelos moradores, talvez por falta de condições para reformar os ambientes, talvez por bom gosto, pois estes ladrilhos são realmente uma obra de arte e são raridades até nas grandes cidades.

É uma pena, que em alguns lugares, por falta de maiores esclarecimentos, esta joia da arquitetura de interiores do passado tenha sido removida para que pisos cerâmicos ou até mesmo graníticos tomassem o seu lugar, tirando, assim, o prazer que os nossos netos teriam ao apreciá-los.

Quando você for a Canavieiras, não deixe de admirar estas preciosidades que, nos tempos áureos da riqueza provinda do cacau, enfeitavam os salões dos antigos coronéis, dando aquele toque de esplendor e maravilhando os visitantes. 
    

Piso de Casa no Centro Histórico de Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar





domingo, 17 de março de 2013

Antônio Salustiano Viana, o Primeiro Prefeito de Canavieiras





Antônio Salustiano Viana, o Primeiro Intendente 
de Canavieiras  - Foto Garimpada na Internet 


Canavieiras quando se tornou município, em 13 de dezembro de 1832, face ao seu desmembramento de Ilhéus, passou a ser governado por uma câmera, como todos os demais municípios na época do Império, que por sinal, deveria ser a melhor forma de governo, pois desta forma a corrupção se tornava muito mais difícil.

Em 17 de fevereiro de 1890, portanto, mais de um ano após a Proclamação da República, foi que Canavieiras teve o seu primeiro prefeito, então denominado Intendente, por nomeação feita por José Gonçalves da Silva, Governador do Estado da Bahia.

O escolhido foi o médico Antônio Salustiano Viana, natural de Cachoeira, que exerceu o cargo por diversos períodos, sendo que o primeiro foi de 1890 até 1893, o segundo de 1893 até 1896, o terceiro de 1896 até 1900 e o último de 1904 até 1907.

Foi em sua gestão que foi construída a atual sede da Prefeitura Municipal de Canavieiras e o presídio público, atual Biblioteca Municipal. Assim, sob sua administração foram construídos três das Sete Maravilhas de Canavieiras, já que o casario Histórico do Porto também foi construído nesta época.

quinta-feira, 7 de março de 2013

O Efeito da Erosão nas Praias de Canavieiras e Seus Principais Culpados




Praia da Costa, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


A largura da Ilha de Atalaia, em Canavieiras, já foi muito maior, mas devido ao efeito da erosão, ela vem se reduzindo gradualmente, ano após ano e, talvez, um dia, a Ilha de Atalaia, desaparecerá, e o mar, com toda a sua formidável força, baterá, com as suas ondas, diretamente na Ilha de Canavieiras.

Este dia, talvez, demore milhares de anos para acontecer mas, com a ajuda do homem, este dia poderá estar cada vez mais próximo e, talvez, os nossos netos ou bisnetos, poderão .presenciar este acontecimento que marcará, para sempre, a cidade de Canavieiras e poderá significar o início de sua destruição.

A falta de consciência dos donos de estabelecimentos que fincaram acampamentos e depois fizeram construções com tijolos na areia da praia, destruindo toda a vegetação que protegia a praia contra o desgaste natural das ondas, em dias de mar agitado, está apressando a erosão, e o mar avança, desta forma, com mais velocidade sobre a terra firme.

Eles são tão culpados assim pela a erosão? Sim, mas os principais culpados são os prefeitos e vereadores que passam e desfilam pela cidade, todos inoperantes e despreocupados com o seu destino, com o destino de suas praias e com o destino de seu povo.

Esses prefeitos são pessoas espertas e sem o menor compromisso com a cidade e se dão bem graças a sua esperteza e a ingenuidade do povo simples e pacato que, por falta de alternativa ou por lavagem cerebral, acabam votando em corruptos que irão dirigir a cidade com propósitos que não me cabe explicar.

Todos são culpados, é um círculo vicioso onde não sabemos onde começa ou onde termina. Sabemos apenas que, por falta de um pulso forte, a erosão nas praias de Canavieiras está cada dia mais acentuada e, talvez, o Rio Patipe e o prolongamento do Rio Pardo, da Ilha de Canavieiras até a sua foz, desaparecerão, e e mar não terá o manguezal que, aterrado por um prefeito incompetente e inconsciente, poderia proteger a Ilha de Canavieiras de um fim agonizante.

       

segunda-feira, 4 de março de 2013

A Praia do Atalaia, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras





Praia do Atalaia, na Ilha de Atalaia, em
Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


Quem estiver procurando uma praia de águas límpidas com poucas ondas, areias alvas e bem fininhas e com uma tranquilidade que traz a paz a qualquer espírito, esta praia é a Praia do Atalaia em Canavieiras. Esta praia é a melhor praia de Canavieiras e fica localizada bem em frente ao Povoado de Atalaia.

Nela a natureza está quase intocada, a vegetação de restinga se estende até onde as ondas, as pequenas ondas, arrebentam. Nesta região podemos encontrar uma vegetação de restinga, onde as espécies se entrelaçam, formando uma paisagem que agrada e que é bem peculiar.       


Praia do Atalaia, na Ilha de Atalaia, em
Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


Para quem gosta da natureza esta praia é um prato cheio, pois os caranguejos-fantasmas e siris passeiam pela areia como se a ela fosse só deles. As flores de restinga se espalham pelo chão, dando um toque de magia com o seu colorido. Nesta praia tudo é beleza, tudo é maravilha.

Se você tiver a sorte de conhecer Canavieiras, não deixe de conhecer a sua praia mais bonita e que ainda tem um aspecto meio selvagem. Ela não fica muito longe, pois fica a apenas alguns quilômetros de distância do Centro Histórico de Canavieiras. Se você for até lá, com certeza não vai se arrepender e ainda terá uma boa lembrança para sempre desta praia.   


Praia do Atalaia, na Ilha de Atalaia, em
Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar





sábado, 2 de março de 2013

Bandeira, Brasão e Hino de Canavieiras





A Bandeira - A Bandeira da cidade de Canavieiras foi fruto de um concurso promovido pelo Lions Clube  em 1967, durante o governo do prefeito João Perelo, e que foi vencido por Jorge Silva Souza. 

Nela, as faixas verdes representam as canas dos canaviais que existiam no início do povoamento da cidade; as faixas brancas representam as praias do litoral da cidade; a faixa vermelha, a cor da roupa do padroeiro da cidade. Dentro da faixa diagonal vermelha existem três emblemas que, segundo uns representam patas de caranguejo e, segundo outros, conchas que aparecem nas areias das praias.   


Bandeira de Canavieiras-BA

O Hino: O hino da cidade de Canavieiras é uma tradicional música inglesa com arranjo de João Paraná. A letra, escrita em 1930, é de autoria de Cloves Nevile. Ela, a letra, exalta as virtudes da terra, do seu mar, do céu, das belezas e recursos naturais da região onde está situada a cidade 


Hino de Canavieiras-BA

Salve, mar!
Salve, esplendoroso céu
que sobre esta terra estende teu redil!
Salve, Sol
de aurifulgente véu 
que polvilhas de ouro as searas do Brasil!

Salve, flor!
Rainha do mar do sul,
cheia de beleza e encanto natural, 
que viste feliz passar, 
no horizonte azul, 
as caravelas de Cabral   

Canavieiras traz 
beleza, opulência e fartura, 
progresso, amor e paz, 
na voz de São Boaventura
e o luar enche os espaços, 
é a virgem que adormece e sonha, 
embalada nos braços do 
rio Pardo em noite risonha   

Salve, Canavieiras! 
Nos teus imensos areais,  
nas canoas ligeiras,  
nos verdejantes coqueirais 
na tua afável gente 
és verdadeira imperatriz 
por cetro, o teu presente,  
por trono, o coração de meu País



O Brasão:  O brasão da cidade de Canavieiras é quase uma cópia da bandeira, porém com algumas diferenciações, tais como o castelo no alto do brasão e detalhes em vermelho acima e abaixo  das faixas verticais verde e branca.

Brasão de Canavieiras-BA






sexta-feira, 1 de março de 2013

As Antigas Paradas Escolares em Canavieiras





Quarteto da Banda do Educandário São 
Boaventura - Canavieiras-BA - Foto de 
Arquivo Pessoal

Canavieiras, cidade turística e balneária do sul do Estado da Bahia, também já teve os seus dias de glória quando nos referimos às paradas escolares, quando estudantes impecavelmente uniformizados desfilavam, ao som das bandas marciais, pelas ruas da cidade.

Estes desfiles eram motivos de orgulho, tanto para os estudantes, como também para as escolas as quais eles representavam. Não que existisse uma concorrência, concurso ou premiação entre elas, mas todos queriam se apresentar da melhor forma possível.

Alunos do Educandário São Boaventura em
 Parada Estudantil Pela Rua do Brejo em
 Canavieiras - Foto de Arquivo Pessoal


Cada escola tinha a sua banda marcial, com muitos instrumentos, nos quais os alunos aprendiam a tocar e, para isto treinavam, pois nas apresentações, mesmo com o sol a pino e com os músicos cansados, não deveriam haver erros para não prejudicar o desfile.

Os desfiles escolares, em meados do século XX era um acontecimento na cidade, com muitas pessoas olhando o desfile pelas ruas e muitas, apenas, pela janela. Depois do desfile, haviam muitos comentários e todos diziam se tinham gostado ou não.          

Alunos  de  Escola  Não  Identificada   em 
Canavieiras em Parada Estudantil - Foto de 
Arquivo Pessoal


Os desfiles estudantis eram sempre para comemorar alguma data importante, tais como 7 de setembro, dia da independência; 15 de novembro, dia da proclamação da república e 19 de novembro, dia da bandeira. Mas também haviam paradas em outras datas e também em feriados religiosos ou para receber políticos no aeroporto, o que não deixava de ser um ato de puxa-saquisco, no qual as crianças eram usadas, pelos puxa-sacos, como ornamento para a recepção dos políticos.

Foi uma época interessante, onde bandas, bandeiras, estandartes e uniformes impecavelmente limpos eram usados para abrilhantar os desfiles que envolviam preparativos e ensaios que, às vezes, não chegavam ao conhecimento dos espectadores. Foi uma época de ouro. 


Alunos em Formação de Parada Estudantil em 
Canavieiras-BA - Foto de Arquivo Pessoal