terça-feira, 16 de abril de 2013

Canavieiras - Um Prédio Restaurado Para Integrar o Centro Histórico




Secretaria de Educação de Canavieiras -
Foto de
 Regis Silbar


A Secretaria de Educação de Canavieiras encontra-se instalada, atualmente, em um belo prédio na Praça da Bandeira, bem no coração do Centro Histórico da cidade, integrando um conjunto arquitetônico do qual fazem parte a Prefeitura Municipal e a Biblioteca Pública.

Mas nem sempre foi assim, o belo prédio que tanto encanta os turistas e os moradores da cidade, era, em tempos idos, mas não tão distantes assim, o patinho feio da Praça da Bandeira, sem nenhuma beleza, mas, com a vontade dos administradores da cidade, tornou-se um marco da arquitetura cacaueira.

Uma iniciativa assim merece o apoio de todas as pessoas que amam e admiram a cidade, pois, embora não sendo uma joia original, o prédio simples e sem nenhum adorno, tornou-se uma semi-joia que preenche o espaço público com uma arquitetura harmônica que embeleza e dá vida à cidade.



O   Antigo  Prédio  do  Forum  de  Canavieiras na 
Praça da Bandeira, Hoje Secretária  de Educação, 
com   sua   Arquitetura   Original,  Antes  de   Ser 
Remodelado - Foto dos Arquivos do IBGE  




segunda-feira, 1 de abril de 2013

Os Vitrais da Igreja de São Boaventura em Canavieiras

Vitral  Representando  Coração de
Maria - Igreja de São Boaventura -
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


A Igreja Matriz de São Boaventura nos traz muitas surpresas, entre elas, os quatro vitrais laterais que adornam, enfeitam e deixam passar a iluminação natural para o interior da igreja que, de tão belíssimos, valem uma contemplação mais apurada.

Um dos vitrais ostenta a figura de Maria, mãe de Jesus, que nesta representação icônica, é denominada, pelos católicos, de "Coração de Maria". Nela, uma das mãos toca o coração e a outra segura dois lírios brancos, que significa, em nossa tradição, a própria pureza.

O  outro vitral ostenta a figura de Jesus, com o coração exposto sobre as vestes e a mão direita levantada como se tivesse fazendo uma bênção. Esta figura icônica é chamada de "Coração de Jesus", em analogia à figura de sua mãe ostentando o coração exposto.

Com estes vitrais a igreja fica completamente clara, dando condição ideal para a prática de ofícios durante o dia, sem a necessidade de iluminação artificial mas, o que mais impressiona é a sua grande beleza plástica e o sentimento religioso de fé.  

Vitral  Representando  Coração de
Jesus - Igreja de São Boaventura -
Canavieiras - Foto de  Regis Silbar