domingo, 30 de junho de 2013

O Centro Comercial de Canavieiras




Centro Comercial de Canavieiras - Foto de 
Regis Silbar


Antigamente, o centro nervoso da cidade de Canavieiras estava localizado no Cais do Porto, em frente ao Rio Pardo e nas ruas e ruelas que ficavam mais próximas ao local de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias transportados pelos navios. Ali o comércio fervilhava, existiam muitas lojas com as mais variadas mercadorias e diversos pontos destinados exclusivamente à prestação de serviços, tais como alfaiatarias, loja de conserto de relógios e ourives.

Com a construção da estrada que ligava Canavieiras a Ilhéus - passando por Santa Luzia, Camacan, Buerarema e Itabuna - o Cais do Porto começou a deixar de receber os navios de médio porte que atracavam na orla do Rio Pardo.

Como consequência da construção da estrada, Canavieiras passou a ser ligada a outras cidades através de ônibus intermunicipais. Primeiramente os ônibus iam até o Centro Histórico, onde faziam a parada final. Depois os ônibus passaram a fazer o ponto final na chega da cidade.

A partir daí, já com o porto em decadência e com a transferência do ponto final dos ônibus intermunicipais para a chegada da cidade, um novo Centro Comercial começou a prosperar no início da Avenida Rio Branco e nas ruas adjacentes.

Devido a esta mudança, o Cais do Porto começou a entrar em decadência mas, décadas depois, ressurgiu com ouras funções e objetivos, visando um público diferenciado, com os seus bares e restaurantes com visão direta para a espetacular paisagem do Rio Pardo, o rio de Canavieiras.

Neste meio tempo, o trecho da Avenida Rio Branco, compreendido entre a Rua do Aeroporto e a Rua dos Pescadores se consolidou como o novo, e talvez definitivo, Centro Comercial da Cidade de Canavieiras, a Princesinha do Sul.


Centro Comercial de Canavieiras - Foto de 
Regis Silbar




quinta-feira, 27 de junho de 2013

A Visita da Imagem do Senhor do Bonfim à Cidade de Canavieiras





Imagem do Senhor do Bonfim - Foto do Início
 do Século XX  -  Arquivo Particular - Foto de
 Autor Desconhecido


A imagem do Senhor do Bonfim, uma das mais veneradas do Estado da Bahia, peregrinou à cidade de Canavieiras no ano de 1968, em comemoração à festa dos 250 anos da criação da Paróquia da Freguesia de São Boaventura do Poxim.

A imagem chegou ao Aeroporto de Canavieiras, também chamado pelo povo de Campo de Aviação, no dia 13 de novembro de 1968, acompanhada com uma grande comitiva composta de autoridades religiosas e políticos oportunistas.

Quando desembarcou e apareceu nas escadarias da aeronave, a imagem foi ovacionada por uma grande multidão que a aguardava no aeroporto. A comemoração foi muito grande, com as filarmônicas tocando músicas solenes sob um intenso ruído de pipocar de foguetes, uma espécie de fogos com uma grande flecha, que o faz subir rapidamente em direção aos céus.

No dia 14 de novembro houve uma grande procissão em louvor à imagem do Senhor do Bonfim, com a participação de uma grande multidão, todos vestindo as suas melhores roupas e dispostos a testemunharem o grande encontro com a imagem de São Boaventura, o padroeiro de Canavieiras.

No dia 15 de novembro houve um grande desfile, também em homenagem à sagrada imagem do Senhor do Bonfim - o ilustre visitante - onde, todos, emocionados, participavam, demonstrando que a sua fé era do tamanho da sua emoção.

Destas festividades participaram, entre outros, Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil e o Frei Dom Caetano Lima dos Santos, Bispo Diocesano de Ilhéus, que abrilhantaram as festividades comemorativas dos 250 anos da criação da Paróquia da Freguesia de São Boaventura do Poxim, o Padroeiro de Canavieiras.