quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Canavieiras Recebeu a Família Real da Suécia




Família Real da Suécia - Foto Garimpada na Internet 


A família real sueca ficou hospedada em Canavieiras, onde chegou no dia 18 de novembro e permaneceu na cidade até o dia 21 do mesmo mês. O rei Carlos XVI Gustavo, a rainha Sílvia e o príncipe Carlos Felipe ficaram hospedados na maravilhosa Ilha de Atalaia, que fica entre os Rios Pardo e Patipe e o Oceano Atlântico. 

É na Ilha de Atalaia onde estão localizadas as mais bonitas praias do Estado da Bahia e a família real sueca aproveitou a oportunidade para se deleitar com as magnificas paisagens da orla marítima, onde os coqueirais dão o maravilhoso ar de sua graça.

Além de passearam pela cidade, uma das mais representativas do ciclo do cacau e enriquecida pelos diamantes do Rio Salobro, eles participaram da pesca esportiva do marlim-azul, organizada pela Bahia Sport Fishing, empresa voltada para esta atividade esportiva.

No passado Maximiliano, Imperador do México, também esteve na cidade, então denominada Imperial Vila de Canavieiras, onde conheceu, em excursão, a então famosa Serra da Onça. 

Conheça Canavieiras, a Princesinha do Sul, a cidade que encanta reis e imperadores.       

Praia da Ilha de Atalaia, em Canavieiras, Onde a 
Família  Real  Sueca  Está  Hospedada  - Foto de 
Regis Silbar



sábado, 16 de novembro de 2013

As Festas Cívicas de Canavieiras na Primeira Metade do Século XX





Desfile Popular em Canavieiras - Veja na Esquina
 a Casa de Basílio Carneiro - Foto de Arquivo
 Particular

Canavieiras sempre teve os seus desfiles populares, englobando estudantes, escoteiros, filarmônicas, religiosos e o povo em geral. Estes desfiles sempre eram um grande acontecimento na cidade, com todos se mobilizando para o sucesso da realização.

Estes desfiles, quase sempre comemorativos, tinham um grande apelo, com todos prestigiando e dando o melhor de si para abrilhantar o acontecimento. Nesta época, era comum os homens acompanharem os desfiles usando ternos, sempre de cores claras, dando um toque de elegância ao desfile.

Os desfiles, sempre acompanhados por filarmônicas ou bandas marciais, já que quase todas as escolas a possuíam, iam espalhando as notas musicais pela cidade, atraindo o público para acompanha-los. Hoje, os desfiles já não são tão empolgantes como eram antigamente, mas continuam existindo, porém, em pequena escala.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O Carnaval de Canavieiras na Década de 50 do Século XX





Bloco dos Apaches - Carnaval de 1958 em 
Canavieiras - Foto Garimpada na Internet


Canavieiras, na década de 50 do século passado, tinha um carnaval que mobilizava toda a sua população e, além dos blocos formais, que desfilavam sob os olhares da população, tinha, também, os blocos formados por pequenos grupos de amigos e vizinhos que se animavam na tradicional festa.

Esses pequenos grupos, identificadoss por suas fantasias, participavam das festas com entusiasmo, desfilando e brincando nos bailes da cidade, que eram muito animados, com muito confete, serpentina e lança-perfumes, que na época não era proibido.

Hoje, os tempos são outros, mas ficaram as saudades e as recordações, imortalizadas em fotos feitas por máquinas fotográficas, que pareciam pequenos caixotes. Hoje, estas máquinas são apenas peças de museu, mas ajudaram muito a contar a história da cidade de Canavieiras.


Bloco dos Marujos - Carnaval de 1959 em 
    Canavieiras - Foto Garimpada  na Internet     




terça-feira, 5 de novembro de 2013

A Misteriosa Flor das Restingas de Canavieiras




A Misteriosa Flor das Restingas de Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


Entre todas as flores que compõem e embelezam a vegetação das restingas de Canavieiras, encontramos uma flor que nos impressionou bastante, quer por sua delicadeza, quer por sua beleza e quer, também, por sua extrema alvura. Essa flor, que não conseguimos identificá-la, por não constar nos livros e trabalhos, que consultamos, sobre a flora de restinga do sul da Bahia, permanece, para nós, como um mistério a desvendar.

Ela é bstante diferente de outras flores, pois tem o formato de um retângulo, com um ponto amarelo no local onde o talo se une à flor. As suas folhas, quando muito novas, possuem uma grande quantidade de pelos, que dão um toque especial e a caracterizam bastante.

A única da espécie que encontramos e fotografamos foi na Praia da Costa, na Ilha do Atalaia, e estava próxima a um coqueiro, na vegetação entre a linha de arrebentação e a Avenida Beira-Mar. Ela , a planta, tinha por volta de uns trinta centímetros e a flor uns três centímetros.

A flor, embora no meio da densa vegetação rasteira, se destacava por sua grande e peculiar beleza. Não é todos os dias que nos deparamos com uma flor pouco conhecida e, por este motivo, pedimos a quem a conhecê-la, que nos ajude a identificá-la, quer pelo nome popular ou pelo nome científico. Ficaremos grato e divulgaremos logo a seguir.  


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A Escola do Lions Clube de Canavieiras em Meados do Século XX




Alunos  da  Escola  Lions Clube  de  Canavieiras,
 com a Escola ao Fundo - Foto de Arquivo Pessoal



Em meados do século passado, a Escola do Lions Clube de Canavieiras, que funcionava, na época, em um pequeno prédio de um bairro afastado do Centro Histórico, sempre teve uma missão: levar conhecimentos de qualidade à juventude canavieirense.

Naqueles tempos, não tão remotos, Canavieiras ainda era uma cidade que, apesar de rica, não dava a devida atenção à educação de sua população, preferindo gastar o dinheiro arrecadado em prédios suntuosos, que hoje formam o patrimônio arquitetônico da cidade.

Como podemos observar nas fotos, os alunos da escola do Lions Clube, sempre tiveram uma participação ativa na vida social da cidade, seja desfilando em paradas escolares, seja indo aos lugares que, de certa forma, representavam a cultura da cidade.    


Alunos  da  Escola Lions Clube  de Canavieiras 
com  a  Professora  Odette   Barbosa  em  Frente
  á  Sede  do Jornal Tabu - Foto Doada Pelo Jornal