domingo, 8 de dezembro de 2013

Primeira Comunhão na Década de Quarenta do Século XX em Canavieiras




Constancinha   em   01-06-1941   -    Primeira 
Comunhão em Canavieiras - Foto de Teophilo
 Mourranhy - Arquivo Pessoal Pessoal


Sendo uma cidade reconhecidamente de fé católica na primeira metade do século XX, a primeira comunhão dos adolescentes representava, como ainda representa, a cerimônia onde eles recebiam, pela primeira vez, o corpo e o sangue de Cristo, representados pelo pão e pelo vinho - hóstia é o nome dado ao pão da Eucaristia antes da sua consagração.

Era nesta ocasião em que, os meninos e as meninas, se vestiam impecavelmente de branco, cor que representa e paz e a inocência, e participavam da cerimônia, quase sempre coletiva, como manda a tradição, e recebiam a Primeira Eucaristia, um dos Sete Sacramentos.

Nesta ocasião a Igreja de São Boaventura, onde se realizava a Primeira Comunhão, também chamada de Primeira Eucaristia, se engalanava toda, com flores e fitas brancas enfeitando a passarela central da igreja e onde os familiares, sentados nos longos bancos, aguardavam o início da cerimônia.

Depois tinha a sessão de fotos, onde o adolescente era fotografado para a posteridade e logo depois a festividade tinha início. Nestes tempos era comum ter o Bolo da Primeira Comunhão, todo branco, geralmente de dois andares, que era servido quase no final da festividade, acompanhado de ponche ou guaraná. O ponche estava muito em moda em meados do século passado e, para as crianças a bebida alcoólica contida no ponche era substituída por xarope de groselha. 


José dos S. Protázio em 19-08-1942 - Primeira
 Comunhão  em  Canavieiras - Foto  de Arquivo
 Pessoal