quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Estádio Municipal de Canavieiras - O Campo de Futebol





Estádio Municipal de Canavieiras - Localizado
 no Meio de um Manguezal


Ele já foi um estádio muito frequentado pelo povo de Canavieiras no tempo em que a cidade não tinha televisão e os jogos de futebol eram uma das poucas diversões que reunia a população em um único lugar para comemorar a vitória ou lamentar a derrota do time do lugar.

Ele foi construído dentro de uma área de manguezal, que hoje seria classificada como área proteção ambiental e não sujeita a edificações. Contudo, quando ele foi construído o pensamento era outro e a conservação ambiental não estava entre as principais prioridades.

Hoje, o estádio se encontra quase que abandonado, não passando de um lugar que causa vergonha aos moradores da cidade, principalmente quando recebe um time de outra cidade. O seu estado causa uma grande má impressão a quem nele joga ou assiste um jogo. É de lamentar.  

No meados do século passado, quando havia jogo no estádio, era um dia de festa. As famílias iam prestigiar em peso e compravam roletes de cana que eram vendidos pelos ambulantes e passavam o jogo a degustá-los. Era realmente uma diversão.

Pedimos às autoridades da cidade para olharem com mais carinho o principal estádio de Canavieiras que, embora seja muito simples é para os moradores da cidade um lugar que deve ser preservado, pois ele existe há mais de setenta anos e já faz parte da história da cidade.




domingo, 2 de novembro de 2014

O Cemitério Municipal de Canavieiras





Cemitério Municipal de Canavieiras


O Cemitério Municipal de Canavieiras, devido a sua importância história e a sua antiguidade, foi parcialmente inaugurado na década de oitenta do século XIX, deveria estar incluído entre as atrações históricas e turísticas da cidade.

Nele eram sepultados os membros das famílias mais ilustres da cidade, quando a mesma (a cidade) era comandada pelos coronéis do cacau e, por isto, estes túmulos fazem parte de uma época, bem como a sua peculiar arquitetura.

Mesmo depois de tantas reformas e reinaugurações, o cemitério ainda conserva os túmulos dos mais ilustres e antigos moradores da cidade. Um breve passeio no cemitério  de Canavieiras é voltar ao tempo de um passado que não volta mais.      



sábado, 1 de novembro de 2014

O Prédio dos Correios de Canavieiras





Prédio dos Correios de Canavieiras - Fevereiro
 de 2012


O prédio onde funciona os correios, em Canavieiras, foi construído na primeira metade do século XX, na pracinha que fica nos fundos do imponente prédio do século XIX onde funciona a Prefeitura Municipal da cidade.

O prédio, de linhas simples e com um só pavimento, mantem a mesma aparência desde a sua inauguração, porém, destoando, um pouco, do conjunto arquitetônico do qual faz parte, no Centro Histórico de Canavieiras.


Prédio dos Correios de Canavieiras - Ano 1954


Quando o prédio foi inaugurado era rodeado por um areal branco onde nasciam ervas daninhas das mais variadas espécies, mas com o tempo, a paisagem foi mudando e hoje uma pequena praça totalmente urbanizada adorna o seu contorno.

Árvores frondosas separa o prédio do correio do prédio da prefeitura, dando um toque especial à paisagem e deixando o lugar mais fresco e aprazível. Como no  prédio funciona o único correio da cidade, todos os canavieirenses o conhecem muito bem e, para todos, seria muito bom que o prédio continuasse lá por muito mais empo, fazendo parte da paisagem da cidade. 


Prédio dos Correios de Canavieiras - Foto mais
 Antiga com Data Indeterminada