sexta-feira, 24 de abril de 2015

O Antigo Prédio do Arquivo Público de Canavieiras no Centro Histórico

Arquivo Público Municipal  Evandro Alcântara
  Maia - Centro Histórico - Canavieiras-BA - Foto
 de Regis Silbar 


O Arquivo Público Municipal Evandro Alcântara Maia, do Município de Canavieiras, já funcionou na Avenida Coronel Augusto Luiz de Carvalho, nº 60, no Centro Histórico da cidade, no prédio onde também já funcionou a agência do Instituto do Cacau da Bahia.

Com o prédio em estilo "art-deco" despojado em ruínas e a pintura se descascando, esta bela construção, a única deste estilo em Canavieiras, ainda deixa transparecer em sua fachada a inscrição Arquivo Público Municipal Evandro Alcântara Maia, não deixando dúvidas que ela já abrigou o arquivo da cidade.

Quem for a Canavieiras, e quiser conhecer um pouco do passado da cidade, com certeza não deve deixar de passar em frente a esta antiga construção em ruínas, no Centro Histórico, que além de fazer parte de um conjunto de ruínas, fica bem próximo ao Cais do Porto e ao lado do Parque das Ruínas, uma área arborizada que torna a cidade mais agradável de se viver.   


Arquivo Público Municipal Evandro Alcântara
 Maia - Centro Histórico - Canavieiras-BA - 
Foto de Regis Silbar 




quarta-feira, 22 de abril de 2015

Instituto do Cacau da Bahia no Parque das Ruínas em Canavieiras

Agência do Instituto do Cacau da Bahia - 
Centro Histórico - Meados do Século XX
 - Canavieiras-BA


Antigamente, há muitos e muitos anos atrás existia, próximo ao Cais do Porto de Canavieiras, na Avenida Coronel Augusto Luiz de Carvalho, nº 60, um prédio que era e continua sendo comparável ao estilo "art deco" despojado,  o único da cidade com este tipo de arquitetura, com linhas simples mas muito simpático e visualmente agradável.

Era nele que funcionava a Agência do Instituto do Cacau da Bahia em Canavieiras, uma cooperativa controlada pelo estado, com sede em Salvador,  fundada em 1931 e extinta em 1982, portanto com funcionamento ininterrupto por 51 anos.

Hoje em dia, esta bela construção de dois pavimentos, com três grandes marquises frontais, sendo a central mais baixa do que as duas laterais, está completamente em ruínas, só sobrando a bela fachada. Tomara que a história não se perca junto com o tempo.


Ruínas da Agência do Instituto de Cacau da
 Bahia no Centro Histórico de Canavieiras - 
Foto de Regis Silbar



         

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Paisagens - Quadros a Óleo Elaborados e Pintados por Regis Silbar - Canavieiras-BA




Regis Silbar, natural de Canavieiras, é desenhista e pintor e gosta de usar, principalmente, em suas criações, técnicas de pintura a óleo sobre tela, cartolina ou papelão.

Além de criar figuras religiosas conceituais, gosta também de criar composições com grupos de pessoas, paisagens e demonstrações individuais de sentimentos. 


Trigal ao Pé de Rochedos - Elaborado e Pintado 
por Regis Silbar - Canavieiras-BA


Taboas e Ninféias na Lagoa - Elaborado e Pintado
 por Regis Silbar - Canavieiras-BA


O Trigal Amarelo - Elaborado e Pintado
 por Regis Silbar - Canavieiras-BA





terça-feira, 14 de abril de 2015

O Prédio Onde Foi Instalada a Primeira Vitrina de Loja em Canavieiras




Neste  Prédio  em  Ruínas Funcionou a 
Primeira a Primeira Vitrina de Loja em
 Canavieiras


No ano de 1959 foi inaugurada a primeira vitrina em Canavieiras em uma loja que havia no térreo de um edifício de três pavimentos (térreo mais dois andares) localizado na Rua Marechal Deodoro, localizada entre a Praça da Cesta e a Praça do Cacau, no Centro Histórico da cidade.

Quando de sua inauguração a cidade inteira ia desfilar na rua onde havia a vitrina apenas para dar aquela paradinha e admirar a novidade que acabava de ser inaugurada na cidade. Era uma festa para todos.

Hoje o edifício onde foi instalada a primeira vitrina em Canavieiras está em ruínas, com as suas janelas em péssimo estado de conservação, sua pintura descascando e as portas de aço com a ferrugem dando o ar de sua graça.

É uma pena que este prédio, localizado no miolo do Centro Histórico de Canavieiras, se encontre nesta situação deplorável dando uma má impressão a todos que visitam a nossa cidade.    



quarta-feira, 8 de abril de 2015

Túmulos do Cemitério Municipal de Canavieiras





Túmulo do Cemitério Municipal de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Na parte antiga do Cemitério Municipal de Canavieiras existe alguns túmulos que não chegam a se destacar pela sua beleza ou arquitetura, mas com certeza se destacam por sua simplicidade e contam uma parte da história dos habitantes do lugar.

Em alguns podemos ver algumas esculturas de anjos, santos e crucifixos, que adornam as suas partes superiores, dando um toque religioso ao lugar que , com certeza, alivia a dor dos que ali estão para se lembrar de seus mortos. 


Túmulo do Cemitério Municipal de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Neste cemitério não existem sepulturas muito antigas, do tempo em que a cidade começou, pois este é o terceiro cemitério da cidade. Os anteriores foram desativados porque, devido ao crescimento do perímetro urbano, eles se tornaram incovenientes por ficarem envolvidos pelas residências da cidade.

O atual cemitério, que até a década de sessenta do século passado ficava longe do perímetro urbano, hoje em dia, se encontra dentro dele, contudo a cidade aprendeu conviver harmoniosamente com esta situação.     


Túmulo do Cemitério Municipal de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


A maioria dos túmulos do Cemitério Municipal de Canavieiras são simples, sendo alguns marcados apenas por uma pequena cruz, outros o são por pequenas construções de menos de um metro de altura, porém as mais suntuosas, se assim podemos classificar, ficam na entrada do cemitério, que é a parte mais antiga.

Recentemente o Cemitério Municipal de Canavieiras foi ampliado, pois na parte antiga já estava faltando espaço e isto estava se tornando um motivo de preocupação para os moradores do lugar. Ainda bem que houve um Odorico Paraguaçu e inaugurou a ampliação do cemitério.
      

Túmulo do Cemitério Municipal de
 Canavieiras - Foto de Regis Silbar




segunda-feira, 6 de abril de 2015

Igreja de São Boaventura - Embargo de Construção Ilegal





Igreja de São Boaventura, em Canavieiras, 
com a Construção ao Lado Dela Embargada
 pela  Cúria  da  Igreja Católica  desde 2010 - 
Foto de Regis Silbar


Em 14 de outubro de 2010, este blog denunciou, em seu primeiro artigo, a feia construção que estava sendo erguida ao lado da bela Igreja de São Boaventura, em Canavieiras, a Princesinha do Sul, uma das mais belas e conservadas cidades da época de ouro dos coronéis do cacau.

Por não ter este blog nenhum poder para paralizar a obra que escondia a fachada lateral da Igreja de São Boaventura, sugeriu, na ocasião, que o Município de Canavieiras tomasse a iniciativa e tombasse a bela construção, evitando assim, que a tal casinha ao lado da igreja fosse concluída e se tornasse um problema de difícil solução.

Mas o Município de Canavieiras, quer através de seu Executivo ou quer através de seu Legislativo, como sempre, nada fez para que a bela paisagem da igreja fosse salva para que todos a admirassem de todos os seus mais variados ângulos.

Contudo, ao ler a denúncia publicada neste blog, a Cúria da Igreja Católica assumiu o que deveria ter sido feito pelo Município de Canavieiras e embargou, provisoriamente, a obra que ainda esconde e enfeia a paisagem em torno da Igreja de São Boaventura.

O embargo feito pela Cúria da Igreja Católica, contudo, pelo que ficamos sabendo, ainda não é de forma definitiva, pois ainda estão estudando qual será a melhor solução para resolver o problema em definitivo, inclusive com a opção de demolição, que ao nosso ver é a melhor solução a ser tomada.

Todos nos devemos e podemos tomar uma iniciativa e protestar contra as coisas que não concordamos ou quando vemos que os interesses de alguma cidade está sendo posta em risco por alguém que pensa e age de maneira diferente, quer consciente ou inconscientemente. Desta vez valeu a pena.

Quando você for a Canavieiras não deixe de visitar a Igreja de São Boaventura, a bela igreja de estilo neogótico com cúpula frontal, que a torna arquitetonicamente uma jóia rara entre todas as igrejas da Bahia.