segunda-feira, 22 de junho de 2015

As Esquinas do Centro Histórico de Canavieiras

Esquina do Centro Histórico da Cidade de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


A cidade de Canavieiras, no sul do Estado da Bahia, é uma cidade turística onde os belos monumentos de um passado grandioso ainda permanecem belos e majestosos dando o que de melhor poderiam dar: a alegria para os olhos.

O Centro Histórico de Canavieiras é um conjunto de belos monumentos arquitetonicamente harmoniosos que fizeram da cidade a mais charmosa localidade de todo o Estado da Bahia, onde quase tudo permanece como no início do Século XX. 



Esquina do Centro Histórico da Cidade de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar

Uma particularidade que torna a cidade única é a beleza de suas esquinas, todas possuidoras de um charme todo especial que as tornam mais maravilhosas ainda. Tudo lembra o passado, um passado glorioso do tempo dos coronéis do cacau. 

Mas nem só do passado vive as esquinas da cidade, já que nelas, hoje em dia, estão instalados diversos bares e restaurantes que movimentam a sua vida noturna durante a alta temporada e em datas especiais da cidade.


Esquina do Centro Histórico da Cidade de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Mas nem sempre foi assim. No passado essa mesma região, hoje Centro Histórico da cidade, tinha uma função diferente. Era nela que funcionava o Centro Comercial, com casas comerciais, oficinas e lojas de prestações de serviços.

Era também em suas antigas esquinas que estavam instalados os estabelecimentos que trabalhavam com a compra e venda do cacau, na época, uma das principais riquezas da cidade e também uma das principais receitas de exportação do Brasil, ao lado do café. 



Esquina do Centro Histórico da Cidade de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Em suas esquinas tudo lembra o passado, pois tudo parou no tempo,  o que foi uma dádiva, já que esta paralização poupou as belas construções do passado, o que não aconteceu com Ilhéus, que teve uma boa parte de seu conjunto arquitetônico demolido para dar lugar a novas construções, a maioria delas com gosto duvidoso.

Hoje em dia, o declínio econômico da cidade, durante uma grande parte da segunda metade do século XX, é visto como quase um milagre, já que poupou o belo conjunto arquitetônico que faz o deleite de todos os turistas que visitam a cidade.


Esquina do Centro Histórico da Cidade de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


O conjunto arquitetônico da cidade de Canavieiras, a Princesinha do Sul, hoje em dia, é um dos principais destinos turísticos do sul do Estado da Bahia, onde os visitantes podem ver como era a vida no século XIX e início do século XX nesta bela cidade.

Esta cidade já viveu altos e baixos, mas os seus principais monumentos passaram incólumes para que as gerações posteriores pudessem ver como era a cidade no tempo dos coronéis do cacau, quando a cidade era a mais rica do Estado da Bahia.
  

Esquina do Centro Histórico da Cidade de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


É por isto tudo que as esquinas de Canavieiras guardam a alma de um passado que um dia movimentou a cidade, que tinha uma atividade portuária maior do que a de Ilhéus, já que o Porto de Malhado, na época, não tinha a segurança do Porto Grande, em Canavieiras.

Quando você for a Bahia, não deixe de conhecer Canavieiras e, quando você for a Canavieiras, não deixe de conhecer o seu Centro Histórico e as suas esquinas que, hoje em dia, encantam todos pela sua beleza e simplicidade. 


Esquina do Centro Histórico da Cidade de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar





segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Prefeitura Municipal de Canavieiras Completamente Iluminada à Noite

Fachada à Noite da Prefeitura Municipal de 
Canavieiras  -  Centro Histórico   -   Foto de 
Regis Silbar


A Prefeitura Municipal de Canavieiras, uma construção do Século XIX, com arquitetura neoclássica, é uma das Sete Maravilhas da cidade e está localizada na Praça da Bandeira, no Centro Histórico, e é um dos mais belos prédios da cidade.

Por sua beleza ele é muito fotografado pelos turistas que visitam a cidade, principalmente no verão, uma das épocas em que a cidade recebe mais pessoas para curtir a cidade e se deleitarem nas maravilhosas praias que proporcionam aquela alegria de viver.   


Fundos da Prefeitura Municipal de Canavieiras à 
Noite - Centro Histórico - Foto de Regis Silbar


Por sua grande beleza arquitetônica, este maravilhoso prédio é o orgulho da cidade e à noite, iluminado, ele resplandece com todo o seu vigor, os antigos tempos em que a cidade era a mais rica do Estado da Bahia, quer pelos seus diamantes, quer pela sua produção de cacau.

Quando você for a Canavieiras, a Princesinha do Sul, não deixe de conhecer esta maravilha arquitetônica que é a Prefeitura Municipal. Também não deixe de conchecê-lo à noite, quando, todo iluminado, mostra todos os detalhes de sua beleza.   

Uma das Laterais da Prefeitura Municipal de 
Canavieiras à Noite - Centro Histórico - Foto
 de Regis Silbar