terça-feira, 8 de setembro de 2015

Com Um Voo para Canavieiras é Inaugurado o Aeroporto de Vitória da Conquista em 01-09-1939

Primeiro Pouso no Campo de Aviação de Vitória
da Conquista em 01-09-1939 - Destino Final:
 Canavieiras -  Fonte: Taberna da História do
Sertão  Baiano


Você sabia que o primeiro pouso e consequente inauguração do Campo de Aviação de Vitória da Conquista, no Sertão Baiano, se deu com um voo entre Salvador e Canavieiras, pilotado pelo 1º Tenente Aviador Antônio Eugênio Basílio?

Pois é, este voo aconteceu no dia 1º de setembro de 1939 e, por motivos não esclarecidos, mas com o conhecimento dos locais, pois se não tivessem conhecimento não documentariam a chegada do avião, ele fez uma escala no Aeroporto de Vitória da Conquista, até então chamado de Campo de Aviação.


Chegada  do  Primeiro  Avião,  com Destino à
Canavieiras, no Campo de Aviação de Vitória
 da Conquista em 01-09-1939 - Fonte: Taberna
 da História do Sertão Baiano 


Neste mesmo dia, 1º de setembro de 1939, o avião prefixo PP-FAE da Fairchild Aerocraft, modelo F-24, levantou voo com destino a Canavieiras, onde pousou no Campo de Aviação da cidade, inaugurado dez anos antes e que era um dos mais movimentados do Estado da Bahia. Este avião teve a matrícula cancelada em 24 de agosto de 1948.

Hoje em dia o Aeroporto de Canavieiras está abandonado, não recebe mais nenhum voo comercial como outrora fazia. A Cruzeiro do Sul, a VARIG, a Panair do Brasil e a Real já não pousam mais em no Aeroporto. Também elas já não existem mais.


Avião Pousado no Campo de Aviação de Vitória da 
Conquista - Destino Final: Canavieiras - Este Pouso 
Inaugurou  o  Aeroporto  em  01-09-1939   -   Fonte: 
Taberna da História do Sertão Baiano   




segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O Vasto Areal que Cobria Toda a Praça de São Boaventura em Canavieiras

O Vasto Areal que Cobria Toda a Praça de São
 Boaventura
 em Canavieiras - Foto Tirada em
25-05-1939 - Ao Fundo a
 Igreja Matriz de
São Boaventura - Foto Garimpada na Internet


A Praça de São Boaventura, em Canavieiras, foi, no passado, um grande e vasto areal onde o capim-de-corda cobria pequenas porções de areia fina, formando micro oásis no meio de um grande deserto de areia. Assim era a praça na década de trinta, permanecendo, assim, até a sua urbanização, já na segunda metade do século vinte.

Mesmo com este vasto areal, a Praça de São Boaventura era o centro das festividades da cidade, já que nela estava localizada a igreja matriz do santo seu santo padroeiro. As procissões, com os seus andores e bandeiras pisavam nas areias fofas e finas, que entravam nos sapatos, incomodando o andar dos fiéis.

Neste tempo, o vasto areal ocupava todo o espaço contínuo até a sede da Prefeitura Municipal, na Praça da Bandeira, que era também outro vasto areal, coberto por capim, estre os quais, o famoso capim-de-corda que protegia os pedestres de atolarem os pés na areia.

Bons tempos aqueles, em que a cidade, mesmo apresentando tais características, era apresentada como uma das mais ricas do Estado da Bahia, face às suas imensas plantações de cacau, cobertas pelo manto da Floresta Atlântica.

domingo, 6 de setembro de 2015

O Progressista - Um dos Mais Antigos Jornais de Canavieiras

Sede  do  Jornal   "O  Progressista"   em 
Canavieiras - FotoGarimpada na Internet



O jornal "O Progressista" foi fundado em Canavieiras no ano de 1916 pelo político João Ribeiro Vargas e foi editado consecutivamente por um período de dezesseis anos, quando, então, parou de circular definitivamente.

A primeira edição foi publicada em 24 de junho de 1916 e, portanto, completou o seu centésimo aniversário este ano. A primeira edição, bem como muitas outras subsequentes, estão disponíveis, para consultas, no setor de periódicos raros da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em Salvador.

A sede do jornal estava localizada em uma casa com arquitetura característica dos tempos áureos do cacau, com duas portas laterais e duas janelas centrais, formando uma harmoniosa e simétrica fachada.

Ao alto, na fachada, uma placa com o nome do jornal, indicava para todos que o jornal ali funcionava. Entre as duas janelas, um longo mastro se erguia para receber, em datas festivas, a bandeira nacional.

Este jornal tinha grande penetração em todo o sul do Estado da Bahia e influenciava, politicamente, até o centro do poder estadual, contribuindo para modificar os destinos do estado . Era muito para um pequeno jornal que tinha a sua sede em uma rica e próspera cidade do interior.


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Os Movimentados Canais que Ligam Canavieiras à Belmonte

Transporte de Eletrodomésticos pelos Canais 
que Ligam Canavieiras à Belmonte - Foto de
 Regis Silbar


Os canais fluviais que ligam a cidade de Canavieiras, a Princesinha do Sul da Costa do Cacau,  à Belmonte, na Costa do Descobrimento, são de um grande movimento, transportando pessoas, mercadorias e até mudanças, como pudemos testemunhar em uma das nossas viagens entre as duas cidades.

Esse grande movimento se deve a ausência de estradas entre as duas cidades, pois elas, tão próximas entre si, ficam tão distantes se forem usadas as estradas que atualmente fazem a comunicação entre elas. A diferença de tempo gasto entre as opções são desconcertantes: de barco pelos canais se gasta apenas uma hora, enquanto pelas estradas se gastam cerca de quatro horas. Não há transporte regular por terra entre as duas cidades.

Por estes canais se transporta absolutamente tudo, desde turistas e moradores a comerciantes e andarilhos. Também se transportam mudanças, mercadorias, bicicletas e tudo o que for possível imaginar e couber em um barco que une as duas cidades.

Quando você for a Canavieiras não deixe de navegar pelos canais que ligam a Costa do Cacau à Costa do Descobrimento. Você vai gostar e nunca esquecerá dos belos momentos que passará a bordo admirando as belas paisagens que passarão sob o seu olhar. 

Canoa Solitária Navegando pelos Canais que Unem
 Canavieiras  a  Belmonte   -   Foto  de  Regis  Silbar