quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Canavieiras - A Capital do Caranguejo

Capa de Folheto Editado pelo SEBRAE-BA no Final
 do Século XX, Sobre o Caranguejo de Canavieiras


O Caranguejo é um crustáceo abundante em todo o litoral brasileiro, ele é chamado cientificamente pelo nome de Ucides cordatus, mas os que proliferam nas costas ocidentais das Américas são designados Ucides cordatus occidentalis.

Canavieiras, a Princesinha do Sul, cidade localizada na Costa do Cacau entre Ilhéus e Porto Seguro é, sem dúvida, a capital nacional do caranguejo, já que grande parte de seu território é coberto por extensos manguezais onde este crustáceo reina de maneira absoluta.

O caranguejo é, também, um dos pratos típicos da cidade, onde é servido, principalmente sob a forma de muqueca que, regada com bastante pimenta, faz qualquer mesa parecer um lugar ao sol dentro do paraíso.


Página Interna do Folheto Editado pelo SEBRAE-BA,
 sobre o Caranguejo de Canavieiras


Também ele pode ser servido inteiro, cozido com sal, mas este prato só é apreciado por alguns, dado ao trabalho de se ficar, com um martelinho na mão, quebrando a carapaça do crustáceo para poder saborear a sua deliciosa carne.

Esta delícia de Canavieiras é exportado para diversas outras cidades, já que a carne do caranguejo é apreciado por pessoas residentes em todos os estados do Brasil, porém nem todos os estados possuem uma produção de caranguejos tão abundante como a de Canavieiras.

Em Canavieiras, as peixarias costumam vender o caranguejo já catado, congelados e embalados em forma de tabletes de um quilo. Vale a pena comprar pois, além de dar emprego a uma grande parte da população, é uma delícia que faz bem à saúde.


Página Interna do Folheto Editado pelo SEBRAE-BA,
 sobre oCaranguejo de Canavieiras


Há também, na Cidade de Canavieiras, o Festival Nacional do Caranguejo, editado uma vez por ano, onde o crustáceo é servido nas mais variadas maneiras nos simpáticos restaurantes do Sítio Histórico, na orla do Rio Pardo, no frente ao porto da cidade.

Este festival chama um grande número de turistas para a cidade, todos interessados nas iguarias servidas no grande evento. Neste festival a pimenta rola solta, já que o caranguejo fica muito mais delicioso quando regado com muita pimenta, principalmente as mais ardilosas.

Quando você for à Canavieiras, não deixe de saborear a deliciosa muqueca de caranguejo, preparada com leite de coco, azeite de dendê, tomate, cebola, salsa, quento e cebolinha e, para quem gostar, bastante pimenta.


Página Interna do Folheto Editado pelo SEBRAE-BA,
 sobre o Caranguejo de Canavieiras