quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O Portal da Cidade de Canavieiras

Esboço do Portal que Deverá Ser Construído 
em Canavieiras

Canavieiras, em breve, ganhará, na entrada da cidade, um portal de extremo mau gosto que, ao invés de embelezar a entrada da cidade com a imagem de dois singelos animais nativos, estará poluindo visualmente o ambiente.

Isto não significa que os animais não devam fazer parte da composição do portal, mas sim participarem de uma forma mais elegante, com desenhos que se harmonizem entre si, formando uma única entidade visual conjuntamente com a paisagem.

O portal mais parece uma trave onde eram, antigamente, enforcadas as bruxas e piratas, tais como visto no filme "Os Piratas do Caribe". Quem projetou este portal não tem o mínimo de senso de estética e, por isto, deveria dar uma olhadela nos portais de outras cidades, muitas deles simples mas de muito bom gosto.

Esperamos que tenham bom senso e modifiquem o portal para que fique mais harmonioso e não seja alvo de piadas das cidades vizinhas ou dos próprios habitantes da cidade.

O monumento ao caranguejo, na Ilha de Atalaia, é um exemplo de bom gosto e, por isso, é muito fotografado pelos turistas. O portal da cidade também deveria ter esse objetivo: ser bonito, harmonioso e fotografado por todos.

Forca do Filme "Piratas do Caribe 3" 
Semelhante ao Futuro Portal da Cidade 
de Canavieiras

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Navio no Porto de Canavieiras - Foto Aérea Colorida

Navio no Porto de Canavieiras - Detalhe de Uma 
Foto Maior   


Esta foto aérea deve ser, mais provavelmente, da segunda metade da década de sessenta ou, menos provavelmente, do início da década de setenta do século passado e, por um acaso, teve a sorte de documentar, em cores, um navio ancorado no Porto de Canavieiras.

Pelo localização do navio, entre a Ponte do Lloyd e a Praça da Cesta, ele deveria pertencer à Companhia Bahiana de Navegação por está ancorado na antiga Ponte da Bahiana - ponte era o nome dado aos trapiches onde eram ancorados os navios no Porto de Canavieiras. A Ponte da Bahiana foi demolida quando da restauração do casario histórico do Cais do Porto.

Esta foto com um navio ancorado no Cais do Porto é a única colorida que conhecemos, o que foi um grande acontecimento, pois a intenção original do fotógrafo não era fotografar o navio, mas sim o Centro Histórico da Cidade, o navio foi apenas um detalhe não intencional mas, no entanto, foi mais do que um presente para a memória da cidade.


Navio no Porto de Canavieiras - Foto Aérea 
Colorida


sábado, 10 de dezembro de 2016

Manuscrito do Século XIX Deixado por Bernardino de Lyro Barbosa - Poeta de Canavieiras

Este manuscrito de Registro Familiar, em quatro páginas, foi escrito no século XIX por Bernardino de Lyro Barbosa, poeta de Canavieiras. Além dos dotes poéticos ele foi professor e guarda-livros (contador/escriturista) da Intendência Municipal (prefeitura).


Página 1 do Manuscrito de Registro Familiar de
Bernardino de Lyro Barbosa - Poeta de Canavieiras


Página 2 do Manuscrito de Registro Familiar de
Bernardino de Lyro Barbosa - Poeta de Canavieiras


Página 3 do Manuscrito de Registro Familiar de
Bernardino de Lyro Barbosa - Poeta de Canavieiras


Página 4 do Manuscrito de Registro Familiar de
Bernardino de Lyro Barbosa - Poeta de Canavieiras




quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Bahia Foot-Ball Club - Talvez o Primeiro Clube de Fubebol de Canavieiras

Bahia Foot-Ball Club de Canavieiras - Foto de 19l0
 - O Malho


Canavieiras já teve um bom time de futebol no início do século XX, que talvez até tenha sido o primeiro ou um dos primeiros times de futebol da cidade, que foi até alvo de uma reportagem do jornal O Malho, um dos mais importantes da época, que mais tarde se transformou de jornal em revista satírica.

Este time foi vencedor de algum campeonato que foi disputado em 1910 e, por isso, está ostentando, na foto, em suas camisas, as medalhas de prata que foram conquistadas.

Como podemos observar, a peça mais exótica do uniforme do time são os bonés que, hoje em dia não é mais usado por time nenhum, contudo, as bermudas que usam estariam em moda hoje em dia, já que não são largas e estão abaixo do joelho.

As camisas são de mangas compridas, que hoje só são usadas em regiões mais frias e que, na época, era usada no Brasil só para imitar os times europeus, principalmente os ingleses, localizados em uma região muito fria.

Ao lado, de terno, está a figura do juiz, que na época era chamado pela palavra inglesa "referee". Também, naquela época e até meados dos anos sessenta do século passado, lateral se chamava "offside", escanteio era "corner" falta era "foul", pênalti era "penalty" e assim por diante, tudo era em inglês.