Atual Sede da Sociedade Philarmônica Lyra do Commércio na Rua dos Artistas, Atual Avenida Otávio Mangabeira em Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar |
A Sociedade Philarmônica Lyra do Commércio foi fundada em 01-01-1894 na cidade de Canavieiras, portanto, no final do século XIX, por Bernardino de Lyro Barbosa, poeta canavieirense, membro fundador e patrono da cadeira número 19 da ALAC - Academia de Letras e Artes de Canavieiras.
O nome Lyra do Commércio, talvez esteja correlacionado com o sobrenome Lyro, portado pelo seu fundador, Bernardino de Lyro Barbosa, que era, além de poeta, funcionário público do município de Canavieiras.
A Sociedade Philarmônica Lyra do Commércio é, juntamente com a Filarmônica Dois de Janeiro, as duas mais importantes filarmônicas da cidade, estando presentes nas mais variadas festividades da cidade de Canavieiras.
A Sociedade Philarmônica Lyra do Commércio é sempre convidada para apresentações em muitas cidades do sul da Bahia, tais como Belmonte, Ilhéus, Itabuna e Una, onde se apresenta impecavelmente vestida em seus uniformes, abrilhantando as festas e também participando de competições com outras filarmônicas.
Ensaio da Sociedade Philarmônica Lyra do Commércio - Foto Tirada no início do século XX |
Também, a Sociedade Philarmônica Lyra do Commércio participa dos carnavais de Canavieiras, através de charangas, animando as pessoas nas praças da cidade.
No início do Século XX, já era comum, na Sociedade Philarmônica Lyra do Commércio, a participação de mulheres entre os seus componentes, como podemos verificar e comprovar pela foto ao lado, onde vemos, ao fundo, uma participante ensaiando com um instrumento de sopro, provavelmente um piston ou clarinete. Assim podemos deduzir que a igualdade entre homens e mulhetes na Sociedade Philarmônica Lyra do Commércio já era corriqueira no início do século passado.
A Sociedade Philarmônica Lyra do Commércio é um dos principais bens culturais da cidade de Canavieiras, com uma longa existência, o que, por si só, bastaria para ser tombada como bem cultural da cidade, quer por sua importância ou quer por sua atividade através dos tempos, sempre participando e animando as festas da cidade, através de diversas gerações de canavieirenses..
Uma das coisas mais interessantes no século passado era ver o desfile da Sociedade Philarmônica Lyra do Commércio pelas ruas de Canavieiras e, com certeza ainda continua sendo. Por este motivo, a filarmônica deveria ser preservada para sempre em nossa cidade.
essa filarmônica não é só história, ela toca muito e vai tentar dar seu máximo em 25 de maio de 2012, não percam. Agradeço por todos aqueles que me ajudaram a aprender música... LYRA ETERNAMENTE.
ResponderExcluirOS MÚSICOS DESSA BANDA SÃO GUERREIROS.
ResponderExcluirhttp://youtu.be/vkNxq2ML4II
ResponderExcluir