segunda-feira, 28 de maio de 2012

Caxandó, a Palmeira das Praias de Canavieiras

Cacho de Frutos da Allagoptera Arenaria,Também
Conhecida como Caxandó, muito Abundante nas
 Praias de Canavieiras



Allagoptera Arenaria, também conhecida como Caxandó, Buri-da-Praia, Guriri-de-Praia, entre outros nomes, é uma palmeira típica da orla marítima brasileira, muito resistente ao sol mas também aceita a meia sombra. É tolerante ao sal e é uma espécie que se adaptou muito bem a solos muito arenosos.

Em Canavieiras, esta palmeira alcança uma peculiar exuberância, com suas palmas ultrapassando a média do seu tamanho e sua altura indo além de sua altura normal que é de um metro e meio.

Nas areias das praias de Canavieiras podemos admirar esta palmeira enfeitando a orla com os cachos de seus frutos que, quando maduros, servem de alimento para os pássaros e outros animais que frequentam aquelas paragens.


Cacho com Frutos de Caxandó (Allogoptera Arenaria)
 ainda em Fase de Crescimento. Foto de Regis Silbar


Em meados do século passado, era muito comum que vendedores ambulantes percorressem a cidade vendendo cachos de caxandó para serem consumidos in natura pela população, pois os frutos são doces e gostosos, dando uma sensação de bem estar após serem consumidos. Também com os frutos podem ser feito doces, geleias e sorvetes, que são muito apreciados por pessoas de paladar apurado.

Atualmente, na Ilha de Atalaia, os frutos maduros da palmeira não são mais encontrados com a mesma facilidade com que era antes da construção da ponte ligando-a à Ilha de Canavieiras, pois eles não chegam a ficar maduros, por serem colhidos antes do tempo, devido à grande quantidade de pessoas que circulam pelo local. Mas em outras ilhas, mais desertas, ainda é fácil saborear um cacho de caxandó tirado diretamente do pé.

Essa palmeira é também muito usada para fazer artesanato, pois as suas palmas, com suas folhas longas, fornecem uma fibra de ótima qualidade para fazer bolsas, tapetes e esteiras de ótima qualidade e, por isto devemos cuidar muito bem dessa palmeira e não erradicá-la, pois além de ser muito útil, é bonita e adorna qualquer ambiente externo, principalmente se ela estiver em seu ambiente natural: a praia.          



Alogoptera Arenaria, o Caxandó, em seu Ambiente
 Natural: a Praia.


15 comentários:

  1. Que não se permita nem mesmo alguma ameaça de extinção dessa planta tão peculiar às praias, em especial, a nossa de Canavieiras!

    ResponderExcluir
  2. Que não se permita nem mesmo alguma ameaça de extinção dessa planta tão peculiar às praias, em especial, a nossa de Canavieiras!

    ResponderExcluir
  3. Alguem saberia informar como encontrar os frutos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os frutos podem ser colhidos nas praias, principalmente as mais desertas, mas, com muita sorte, poderá encontrar alguém vendendo.

      Excluir
    2. Aqui em arraial do cabo e região tem muito e agora e época.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Quando há bastante palmeiras de caxandó nas praias, significa que elas estão ainda selvagens e com o meio-ambiente preservado.

      Excluir
  5. Se for a partir de Canavieiras, Comandatuba fica a menos de uma hora.

    ResponderExcluir
  6. Lembrei dos meus tempos de jovem em canavieiras,na casa do meu velho João schubach tinha um pé enorme,me faltava. Em atalaia íamos de canoa,ou escale tempos bons que não voltam mais. Gosta
    aria de ter um pé.saudades.

    ResponderExcluir
  7. Muito delicioso, aprendi a degustar desde pequena e agora estou me fartando de tanto comer caxandó aqui no jardim tropical Cururupe.

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha de registro! Estou em Canavieiras e hoje tive a oportunidade de comer essa iguaria. Viva e salve a restinga!

    ResponderExcluir
  9. Aqui na praia do sargy ainda tem muitos caxando Uma.delicia adoro esse fruto

    ResponderExcluir
  10. Vila do sargy Serra grande uruaçuca Ba

    ResponderExcluir