Rua da Jaqueira - Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar |
Era uma vez uma moradora da atual Rua Barão de Cotegipe, em Canavieiras, no início do século XX, que se chamava Maria e tinha uma bela e frondosa jaqueira plantada na calçada em frente à janela de sua casa.
Por causa desta bela e frondosa jaqueira, que dava muitos frutos, ela era conhecida por todos como Maria da Jaqueira, em alusão à grande árvore frutífera que crescia na calçada em frente à sua residência.
Só tinha um problema, ela não gostava da alcunha e, por isto, em um ataque de fúria, ela contratou uma pessoa para cortar a jaqueira, pois ela pensava que, sem a jaqueira, ela não poderia mais ser chamada de Maria da Jaqueira.
Foi um ledo engano, pois ao cortar a jaqueira, foi deixado um toco com a raiz e, por isto, ela passou a ser conhecida como Maria do Toco, o que aumentou mais ainda a sua ira com o novo apelido. Ela ficava possessa ao ser chamada de Maria do Toco.
Passado um tempo ela mandou tirar o toco juntamente com a raiz que, por ser muito volumosa, deixou na calçada um grande buraco que não foi possível tapar, de imediato, por falta de entulho suficiente para fazer o aterramento completo do local.
Ela ficou feliz, pois agora ninguém a poderia chamá-la Maria do Toco, mas o que ela não previu, é que os vizinhos começariam a chamá-la Maria do Buraco da Jaqueira. Sua fúria aumentou muitas vezes e ela mandou fechar o buraco com bastante terra para que não ficasse nenhuma lembrança do buraco onde estava a raiz da árvore.
Não demorou muito tempo para que ela passasse a ser conhecida como Maria do Buraco Tapado. Ela não sabia mais o que fazer, mas pensou que o antigo apelido, Maria da Jaqueira, não era tão feio assim, em comparação com o último, Maria do Buraco Tapado.
Era a solução: ela plantou novamente uma jaqueira na calçada em frente à sua janela e todos voltaram a chamá-la Maria da Jaqueira e ela ficou muito feliz , não porque a jaqueira fosse uma árvore que dava bons frutos, mas porque ela se livrou do outro apelido, Maria do Buraco Tapado.
Esta é a história da Rua da Jaqueira, em Canavieiras, que logo depois, teve uma movimentada vida noturna, que a deixou muito famosa na cidade.
Hoje, a Rua da Jaqueira se chama Barão de Cotegipe, mas ela ainda é conhecida e lembrada como Rua da Jaqueira, graças à Maria da Jaqueira, uma ilustre personagem do início do século XX.
Que interessante!!
ResponderExcluir