domingo, 29 de março de 2020

As Quatro Entidades Mais Antigas que Ainda Sobrevivem em Canavieiras-BA



Canavieiras é uma das cidades antigas no sul do Estado da Bahia, já foi chamada de Princesinha do Sul e agora é a Princesinha da Costa do Cacau. Já foi muito rica e tinha um fausto inimaginável para uma pequena cidade do interior, mas o tempo passou e muitas coisas mudaram, mas outras coisas permaneceram e, entre as que permaneceram estão as quatro entidades mais antigas, fundadas nos séculos XVIII e XIX, e que ainda resistem e que talvez ainda irão resistir por muitos e muitos anos.

Embaixo estão numeradas, em ordem crescente, as mais antigas instituições da cidade de Canavieiras:


Igreja de São Boaventura - Canavieiras-BA

1 - Paróquia de São Boaventura

A Paróquia de São Boaventura foi fundada em 11 de abril de 1718 com o nome de Orago de São Boaventura do Puxim, portanto é a instituição mais antiga da cidade de Canavieiras que ainda resiste vigorosamente ao passar dos anos, pois em 2020, estará completando 302 anos de existência.


Prefeitura Municipal de Canavieiras-BA

2 - Município de Canavieiras

A segunda instiuição mais antiga de Canavieiras é o próprio Município de Canavieiras que foi desmembrado de Ilhéus em 13-12-1832, com o nome de Vila Imperial de Cannavieiras e elevado à condição de cidade em 25-05-1891 com o nome reduzido para Cannavieiras e hoje grafado apenas como Canavieiras.


3 - Loja Maçônica União e Caridade


Loja Maçônica União e Caridade - Canavieiras-BA

A Loja Maçônica União e Caridade foi fundada em 27 de dezembro de 1890 e foi a primeira loja maçônica fundada na república e sua carta patente foi assinada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente e autor do primeiro golpe militar do país. 


4 - Philarmônica Lyra do Commércio

Philarmônica Lyra do Commércio em frente à sua
antiga sede na Praça da Bandeira - Canavieiras-BA


A Philarmônica Lyra do Commércio foi fundada em 1º de janeiro de 1894 por Bernardino de Lyro Barbosa, professor, poeta, funcionário público da intendência municipal e um dos fundadores e patrono da cadeira 19 da Academia de Letras e Artes de Canavieiras. Ela já teve muitas sedes e a mais luxuosa, obtida através de doação foi simplesmente afanada sem nenhum pagamento de indenização.





Um comentário: