Jornal "A Manhã" do Rio de Janeiro de
13-05-1951 - Ano X - nº 3000 - Página
2 - Caderno A Manhã Ilustrada - Posse
de Osmário Cavalcanti Batista no cargo
de Prefeito de Canavieiras-BA
Dias após à posse no cargo de prefeito da cidade de Canavieiras, no ano de 1951, o então prefeito Osmário Cavalcanti Batista, meteu a mão nos cofres da cidade para propagandear a sua posse no cargo de prefeito da cidade, gastando uma fortuna com esse desvaneio. Essa gastança do dinheiro público visava apenas ser conhecido no Brasil e, principalmente na Bahia, onde almejava ser eleito deputado após deixar o cargo de prefeito.
É claro que um importante jornal da capital federal não teria nenhum interesse em gastar uma página inteira do seu jornal para noticiar a posse de um mero político de uma pequena cidade do interior, só se fosse regiamente recompensado financeiramente.
O beneficiado dessa propaganda política pessoal foi o jornal "A Manhã", do grupo do jornal "A Noite" do Rio de Janeiro, que tinha sede no Edifício A Noite, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, no mesmo prédio de 21 andares onde funcionava a Rádio Nacional, a principal rádio do Brasil na época de ouro do rádio.
O povo, sim, o povo, como sempre, era o capacho dos políticos, participando de comícios e carregando faixas e cartazes em apoio ao político que melhor os enganava e desta vez o mais enganador ganhou a eleição e, logo depois, providenciou uma das maiores gastanças com propaganda política pessoal às custas dos cofres da cidade.
Se fosse hoje em dia, essa festança com o dinheiro público seria muito mais difícil, já que há uma lei que impede tais procedimentos, mas mesmo assim, tem políticos que ousam e fazem propaganda pessoal com o dinheiro público assim mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário