Hidroavião alemão Dornier Wal estacionado para reabastecimento no Rio Pardo em novembro de 1927 - Canavieiras-BA |
Em Canavieiras, devido às tranquilas águas do Rio Pardo e ao importante porto que existia na cidade, onde navios de porte deixavam grandes quantidades de combustíveis em seus depósitos, a cidade era um ponto de referência para o abastecimento de aeronaves, tanto as que percorriam os céus do Brasil como também as procedentes do exterior.
Uma destas aeronaves era o hidroavião alemão Dornier Wal que, em 1927 amerrissou no Rio Pardo para se abastecer de combustível e continuar a voar até o seu destino final, que era a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
Este avião pertencia a companhia aérea alemã Kondor Syndicate que, depois de algum tempo, teve a sua ramificação brasileira nacionalizada com o nome de Sindicato Condor que, posteriormente passou a se chamar Serviços Aéreos Cruzeiros do Sul que foi comprada e depois de certo tempo incorporada à VARIG.
Foram fabricadas cerca de 300 aeronaves deste modelo que voaram em todos os continentes e tiveram uma longa duração em vida útil e percorreram milhares de quilômetros até se aposentarem definitivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário