segunda-feira, 21 de outubro de 2019

O Iate Francês Joachim no Porto Grande do Rio Pardo em Canavieiras no Século XIX

O Iate Joachim de Propriedade da C.F. Keller & Cia.
 - Foto de 1893 - Autor Desconhecido


No final do Século XIX, Canavieiras, a Princesinha da Costa do Cacau, era um dos principais portos do Estado da Bahia, junto com Ilhéus e Salvador e, por este motivo, recebia uma grande quantidade de navios, que ancoravam nos trapiches do Porto Grande, no Rio Pardo.

No final do Século XIX e ainda atualmente, Le Havre era e ainda é o principal porto francês e, por isso, os navios que transitavam de Canavieiras para a Europa, partindo do Porto Grande, iam principalmente para este porto e, de lá, desembarcava as suas cargas de cacau que iam para as fábricas da Suiça que, nesta data, já fabricavam os melhores chocolates do mundo.

Um dos navios que frequentava o Porto Grande, no Rio Pardo, era o Iate Joachim, que pelos padrões de hoje, não poderia ser assim chamado, pois a principal função dele era o transporte de mercadorias da Europa para a Bahia, principalmente Salvador e, quando retornava à Europa, tinha os seus porões carregados de sacas de cacau que eram embarcados em Ilhéus e Canavieiras.

O Iate Joachim era de propriedade C.F. Keller & Cia., firma francesa, com sede em Paris e com filiais nas cidades baianas de Salvador, Ilhéus e Canavieiras. Este iate fez a travessia do Atlântico durante cinco anos nos anos finais do Século XIX, tendo como a sua principal carga as sacas de cacau que depois se transformaria em chocolate para adocicar o paladar dos europeus.


Sede da Wildberger,  sucessora da  C.F. Keller & Cia,
na Praça da Cesta, no Porto de Canavieiras (Sobrado
 com Portas Arqueadas)  -  Foto de 1914  de  Teophilo
Mourranhy 

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