Afonso Castro em 1925 - Veja o nome Mourranhy no lado direito inferior da foto |
Algumas pessoas sempre se confundiram quando tentavam escrever o nome do fotógrafo que documentou a vida cotidiana e as paisagens de Canavieiras durante um grande período do século XX, mas isto é desculpável pois o erro vem de muito longe e talvez este equívoco tenha se originado nas edições do "Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil e Industrial", que foi editado de 1891 até 1940, abrangendo dados de todas as cidades dos estados do Brasil.
Este almanaque elencava todos os profissionais, políticos e entidades comerciais de cada cidade e, por isto ele foi muito útil durante o tempo em que foi editado. mas a população aumentou, os profissionais se diversificaram e as empresas comerciais se multiplicaram e, assim não fazia mais sentido continuar com as publicações e, se houvesse continuação, cada almanaque pesaria mais de uma tonelada, o que não seria possível.
Foi desta forma que Teophilo Mourranhy passou a fazer parte do Almanak Laemmert na qualidade de fotógrafo, porém ele foi grafado erradamente com o nome de Theofilo Murray ao invés de seu verdadeiro nome.
Detalhe da Foto Acima |
Há alguns anos atrás, estava vendo algumas fotografias antigas quando percebi em algumas as iniciais T.M. e perguntei ao meu pai, apenas por perguntar, pois não imaginava que ele soubesse e ele me respondeu: São as Iniciais de Teophilo Mourranhy e eu já trabalhei com ele. Para mim foi uma surpresa, pois ele nunca tinha comentado que já tinha trabalhado com fotografias.
Foi assim que fiquei sabendo o nome correto do fotógrafo, mas só confirmei quando encontrei uma fotografia com o nome dele (fotógrafo) escrito de forma integral ao invés do T.M. tradicional.
Nas sua primeiras fotografias o Teophilo Mourranhy escrevia o sobrenome dele integralmente e assim pude confirmar as palavras de meu pai.
Agora todas já sabem corretamente o nome do principal fotógrafo do Século XX em terras canavieirenses: Teophilo Mourranhy.
Na parte superior da coluna central da página 662 da edição de 1937 do Almanak Laemmert podemos ver a origem da grafia incorreta do nome Mourranhy |
Nenhum comentário:
Postar um comentário