segunda-feira, 11 de junho de 2018

Aves no Cais do Porto de Canavieiras

Paroaria dominicana - Cardeal do Nordeste
 - Cais do Porto - Canavieiras-BA - Foto de
Regis Silbar



Canavieiras, a Princesinha do Sul, localizada na extremidade sul da Costa do Cacau, no sul do Estado da Bahia, é um paraíso onde a biodiversividade está quase em estado primitivo, pois a cidade está localizada em uma ilha, rodeada por manguezais e pela Floresta Atlântica, conservada pela cultura do cacau, pois dela precisava para sombrear as lavouras.



Egretta thula - Garça-Branca-Pequena
 - Cais do Porto - Canavieiras-BA - Foto
 de Regis Silbar 
 


Passeando pelo Cais do Porto, podemos encontrar, em pouco tempo, uma grande variedade de aves, principalmente garças pretas e brancas, que teimam em ciscar, procurando comida, na vegetação rasteira que cobre o solo lamacento que margeia o Rio Pardo, o rio que banha o Cais do Porto Grande, o porto da cidade de Canavieiras.


Turdos rufiventris - Sabiá-Laranjeira -
Parque das Ruínas - Cais do Porto -
Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


Também há bandos de cardeais do nordeste, procurando comida no calçamento do cais do porto, mas que voam rapidamente quando nos aproximamos, mesmo que sorrateiramente, para fotografá-los ou para os apreciarmos mais de perto. Mas é melhor ficarmos a observá-los a uma maior distância para podermos prolongar a observação, mesmo porque não é todo o dia que podemos ter este prazer.



Fluvicola nengenta - Lavadeira-Mascarada
 - Cais do Porto - Canavieiras-BA - Foto de
Regis Silbar


A melhor hora de encontrar as aves ao longo do Cais do Porto é na parte da manhã, quando elas saem de seus abrigos para procurar comida e para se aquecerem com os primeiros raios de sol, mas tem aves que frequentam o Cais do Porto o dia inteiro, ficando muito mais fácil a sua observação. É o caso dos bem-te-vis, que dão o ar de sua graça o dia inteiro.   


Andorinhas em Fio Elétrico a Trinta Metros
 do Cais do Porto de Canavieiras-BA - Foto
 de Regis Silbar


Os urubus, aves que não são muito estimadas, mas muito úteis, também frequentam o Cais do Porto de Canavieiras atraídos pelos restos de frutos do mar descartados pelos barcos de pesca que ancoram às margens do Rio Pardo para descarregar os pescados  que serão encaminhados aos grandes centros de consumo.


Urubus no Cais do Porto - Canavieiras-BA
 - Foto de Regis Silbar

Nenhum comentário:

Postar um comentário