Padre Paulo, em 1970, Sobre o Antigo Piso da Igreja de São Boaventura em Canavieiras |
Quem se lembra do antigo piso da Igreja de São Boaventura em Canavieiras? Com certeza, só poucas pessoas, pois era apenas um piso e muitos não deram importância a esta singularidade mas, para os poucos que se lembram, com certeza estarão lembrando de uma parte da história da cidade que não volta mais.
Este belo piso, do início do século XX, original do tempo da construção da igreja, foi substituído por um reluzente piso de granito que descaracterizou completamente o projeto arquitetônito elaborado para harmonizar o interior da igreja com o seu exterior em estilo neogótico.
O granito não é feio ou antiquado mas, de maneira alguma combina com a época em que a igreja foi construída, uma época em que a cidade se orgulhava de sua arquitetura erguida com o dinheiro das lavouras de cacau.
Para se ideia do tesouro que foi perdido, basta imaginar como ficaria as antigas igrejas do Rio de Janeiro, Salvador e Minas Gerais, desprovidas do seu piso original para serem substituídas por polidas e brilhosas lajotas de granitos.
Além do mais, o antigo piso da Igreja de São Boaventura não estava em estado lastimável, merecendo substituição, pois ele estava em ótimas condições e foi substituído apenas por mera determinação de alguém que não tinham interesse algum em preservar a história e o passado glorioso da cidade de Canavieiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário