Graf Zeppelin Sobre Canavieiras - Lado Esquerdo Prédio da Navegação Bahiana com o Navio Maraú Atracado na Ponte da Bahiana no Rio Pardo |
O Graf Zeppelin, o grande dirigível alemão, fez a sua viagem inaugural para o Brasil, cruzando o Oceano Atlântico, em 1932, chegando a Recife, com destino ao Rio de Janeiro, no dia 22 de maio.
Ao chegar em Recife uma grande multidão o aguardava, pois o prefeito da cidade tinha decretado feriado municipal para que o povo participasse da chegada da imensa aeronave em solo nacional.
Durante muitos anos o Graf Zeppelin cruzou o céu do Brasil trazendo e levando mercadorias e passageiros até que, em 1937, após o acidente com o dirigível Hindenburg em Nova Iorque (06-05-1937), as operações com os dirigíveis foi desativado pelos alemães.
Em Canavieiras o Zeppelin era visto toda a vez que transitava com destino ao Rio de Janeiro, sendo uma grande atração para a população local e de outras cidades litorâneas da Bahia, já que ele viajava sempre a baixa altitude, acompanhando a linha do litoral.
Assim, a fotografia acima foi tirada, com certeza entre maio de 1930 e meados de 1937 e, com certeza, num dia em que o navio Maraú, que naufragou em 6 de outubro de 1942, estava atracado no Porto Grande do Rio Pardo, em Canavieiras, a Princesinha da Costa do Cacau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário