Barcaça de transporte de sementes de cacau na
Rua do Mangue - Canavieiras-BA - Foto de 1918
No início do Século XX, bem como nas décadas posteriores, até o início da década de setenta, as sementes de cacau para chegar em Canavieiras, eram transportadas das fazendas às margens do Rio Pardo em grandes barcaças para serem descarregadas no Porto Grande, onde seriam transferidas para os armazéns ou diretamente para os porões dos navios que atracavam em frente ao Cais do Porto.
Isso fazia com que o Porto de Canavieiras ficasse coalhado de pequenas embarcações que transportavam as sementes de cacau. Algumas barcaças, tinham até cobertura para que, em caso de chuva, os seus ocupantes, isto é, os canoeiros, ficassem protegidos das intempéries.
Outras barcaças mais previdentes possuiam cobertura para toda a embarcação que protegia não só os canoeiros, mas também toda a carga preciosa transportada para exportação.
Tudo neste tempo era muito interessante, o porto com muitos navios, o movimento no cais do porto, as barcaças transportadoras de cacau, os estivadores e a grande quantidade de dinheiro que circulava pela cidade. Bons tempos que não voltam mais.
Bom dia, Regis Procuro informações sobre Dr. Joao Sá Rodrigues casado com Lourdinha. Ele era dono da Farmácia São Joao. Voce tem alguma foto do casal e desse estabelecimento? Obrigada. cassiac.duran@gmail.com
ResponderExcluirNão. Não tenho.
ResponderExcluir