|
A Porta da Igreja de São Boaventura
Emparedada por Ordem de Algum
Sacerdote que Passou pela Igreja -
Foto de Regis Silbar |
A Igreja de São Boaventura, em Canavieiras, é uma das igrejas mais bonitas e diferenciadas de todo o sul da Bahia, pois além de ter duas torres frontais, uma menor e a outra maior, de desenhos completamente diferentes, ela ainda possui duas cruzes, uma em cada torre, ao invés de somente uma na torre mais alta, como é comum em todas as demais igrejas. Além disto, ela possui uma cúpula frontal, no lado oposto à torre mais alta, que a embeleza e ainda a torna mais diferente, já que, além de raro, é incomum uma igreja em estilo gótico ostentar uma cúpula. Mais raro ainda é ser uma cúpula frontal.
Os arquitetos que a idealizaram tiveram a genialidade de, em uma igreja pequena, colocar uma mistura de estilos que, ao invés de deixá-la de mau gosto, a tornou um ícone para a cidade, sendo, sem dúvida, o monumento mais fotografado de Canavieiras, desde o tempo em que foi construída. A Igreja de São Boaventura é um orgulho de todos os canavieirenses, não importando a religião que exerçam.
|
A Porta Emparedada da Igreja de São Boaventura, em
Canavieiras, Vista de Outro Ângulo - Foto de Regis Silbar |
É claro que, para idealizar uma Igreja como a Igreja de São Boaventura, é necessário um grande estudo e uma longa programação, com diversos esquemas e cálculos matemáticos, já que ela é uma igreja peculiar, de uma arquitetura não muito usual. Por isto, não foi possível, apenas copiar a planta de uma outra igreja, mas sim fazer um estudo muito mais avançado, partindo de um ponto inicial, já que ela não foi cópia de nenhuma outra construção.
Então, muitos e muitos anos depois, apareceu alguém não comprometido com a história da igreja e da cidade e empreende uma reforma que, entre outras coisas, contempla a igreja com o emparedamento de sua principal porta lateral, que dá para o exterior da igreja, comprometendo, não de maneira irreversível, pois ainda pode ser revertida, o seu aspecto visual e o seu estilo arquitetônico original, que são uma riqueza cultural de Canavieiras e que deveria ter sido preservada para que as gerações futuras conhecessem todos os aspectos originais de uma construção que encanta gerações.
|
Igreja de São Boaventura, em Canavieiras, com Outra
Visão da Porta que Sofreu Emparedamento - Foto de
Regis Silbar |
Ora, muita gente diz que a igreja é uma construção nova e que, por este motivo, não pode ser tombada pelo Patrimônio Histórico. Mas nada disto é verdade porque Brasília é muito mais nova, e a cidade, incluindo a sua catedral, é tombada. Brasília é Patrimônio Nacional e Mundial, tombada pela UNESCO.
A Igreja de São Boaventura é muito importante para a cidade de Canavieiras, não importa a idade que ela tenha, pois a sua monumental arquitetura e beleza plástica a qualifica para o tombamento. A cidade não deve e não pode esperar que órgãos federais ou estaduais a tombem. Ela mesma tem que tomar a iniciativa e, por meio de seus representantes legais, prefeito ou vereadores, iniciar e determinar o tombamento da igreja, pois só assim, e com vigilância de todos, impedirá que a igreja sofra remodelações que vandalizem o seu aspecto original.
|
A Igreja de São Boaventura, com a Porta Emparedada,
Ainda Não Pintada, Vista Por Outro Ângulo - Foto de
Regis Silbar |