sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A Beleza da Antiga Cadeia Pública de Canavieiras

Cadeia Pública Municipal em 1990 - Foto de Regis
 Silbar


A beleza da arquitetura simples e despojada da Cadeia Pública de Canavieiras, situada na Praça da Bandeira, no Centro Histórico da cidade, é comparável a sua importância para a cidade, já que ela foi arquitetada para se harmonizar com a Prefeitura Municipal, que também estava sendo construída nos anos finais do século XIX, o século de ouro da cidade.

Durante toda a sua existência, o prédio, monumental, embelezou a Praça da Bandeira, servindo de presídio para os maus elementos que toda a sociedade tem. Quem passava em frente ao presídio, podia ver os prisioneiros vendo o tempo passar, às vezes sentados na soleira da janela.

O tempo passou, o prédio continua com a sua arquitetura simples e despojada e com a sua beleza cada vez mais radiante, contudo, a sua função mudou, e para muito melhor, o prédio agora abriga a Biblioteca Municipal, permitindo que todos tenham acesso às mais diversas publicações sem nada pagar.

Se você tiver algum livro e não o deseje mais, faça uma doação à biblioteca. A cidade agradece e nós também.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A Foz do Rio Pardo em Canavieiras

Foz do Rio Pardo com a Ilha de Atalaia em Segundo
 Plano e a Ilha de Canavieiras, com a Cidade, ao Fundo



A foz do Rio Pardo, um dos muitos rios que nascem em Minas Gerais e desaguam no Oceano Atlântico, fica ao sul da Ilha de Atalaia, uma das muitas ilhas que formam a cidade de Canavieiras, a Princesinha do Sul e uma das mais lindas cidades da Costa do Cacau.

Depois de percorrer muitos quilômetros e antes de desaguar no Oceano Atlântico, o Rio Pardo, em Canavieiras, é margeado por fazendas de Cacau, uma das riquezas que fizeram a cidade prosperar e ser uma das mais ricas do Estado da Bahia nos séculos XIX e XX, face às exportações do produto para os mercados mundiais.

A foz do Rio Pardo é muito movimentada, com embarcações transitando por suas águas rumo à cidade de Belmonte, que é ligada à Canavieiras através de uma hidrovia ladeada por ilhas paradisíacas onde a natureza ainda permanece virgem, aguardando todos que a desejam conhecê-la.

A foz do Rio Pardo é um lugar mágico onde a beleza de suas areias brancas mudam constantemente de lugar enquanto as águas do rio se misturam com as águas do Oceano Atlântico, dando aquele toque de magia que só os lugares abençoados por Deus podem ter.