quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Aratu-Vermelho nos Manguezais de Canavieiras





Aratu-Vermelho - Goniopsis Cruentata -
Foto
 Garimpada na Internet

O nome científico deste crustáceo, em latim, é Goniopsis cruentata e o seu "habitat" vai do litoral sul dos Estados Unidos até o sul do litoral do Brasil, mais precisamente da Flórida até o Estado de Santa Catarina, sendo que, para viver ele necessita de água salgada e terra firme.

Ele é um animal muito fecundo, podendo colocar, de uma única vez, na época do acasalamento até 171.000 ovos, o que não deixa de ser uma quantidade para lá de formidável. Ele tem hábitos noturno e se alimenta com o que encontra nos manguezais, principalmente folhas de mangue e cadáveres de outros crustáceos.  

O aratu-vermelho é um crustáceo abundante nos manguezais de Canavieiras, no entanto, é muito difícil observá-lo, já que ele é um animal muito arisco e está sempre escondido, evitando assim ser perturbado e dificultando que os predadores o usem como presa.

Ele sobe nas árvores dos manguezais e dali ele observa o ambiente, tirando proveito de estar sempre na condição de observador e não de observado. Ele não cava tocas para se esconder, no entanto ele usa as tocas feitas pelas outras espécies de caranguejos.

Em Canavieiras ele é servido em pratos típicos e, dado ao seu sabor peculiar, ele á apreciado como uma iguaria digna de ser apresentado como um prato típico da cidade. Ele pode ser servido catado com outros ingredientes que lhe realcem o sabor ou então inteiro, que é servido conjuntamente com um pequeno martelo, para que a sua carapaça seja quebrada. Com pimenta é uma delícia.

A sua cor vermelha fica ainda mais acentuada depois que ele é submetido ao cozimento, dando a ele uma aparência visual que abre o apetite e enfeita a mesa. É bom, antes de degustá-lo, com bastante farinha, tomar um licorzinho de jenipapo.

Quando for a Canavieiras, não deixe de conhecê-lo, tanto no seu "habitat" natural, isto é, nos mangues que margeiam os rios, tanto como na mesa, já que o aratu-vermelho é um prato bem típico de nossa cidade: Canavieiras, a Princesinha do Sul.




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Canavieira, Canasvieiras ou Canavieiras? Eis a Questão




Canavieira-PI - Cidade do Sertão do Piauí -
Foto Garimpada na Internet


Canavieira é uma pequena cidade perdida no interior do sertão do Piauí, tem menos de cinco mil habitantes e a sua renda per capita é inferior a três mil reais (dados de 2008).

Ela é muito diferente de Canavieiras mas, a único elo comum entre as duas cidades é a de que os habitantes de Canavieira também se chamam canavieirenses.

Praia de Canasvieiras - Florianópolis-SC
 - Foto
 de Regis Silbar

Canasvieiras é uma praia e um bairro no norte da ilha de Santa Catarina, onde está situada a cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. Canavieiras é uma cidade do sul da Bahia, com lindas praias e conhecida como a Princesinha da Costa do Cacau.

Canasvieiras é um bairro tranquilo no inverno. No verão já não podemos dizer o mesmo, pois a agitação toma conta do lugar, onde milhares de turistas argentinos e de outras nacionalidades lotam a sua tranquila praia e à noite lotam os bares e as boates da orla marítima.

Praia de Canasvieiras - Florianópolis-SC - Foto
 de Regis Silbar

Canasvieiras, em Florianópolis, é um lugar bonito, com muitas montanhas servindo de moldura para a sua praia de águas calmas e quentes, que fica a 35 quilômetros do centro de Florianópolis, mas, durante o inverno, o seu clima não é tão ameno assim, pois a temperatura cai, muitas vezes, para menos de dez graus Celsius.

Já Canavieiras, no sul da Bahia, é um lugar maravilhoso onde a temperatura é amena o ano inteiro, porém as suas praias são sem nenhuma agitação e a calmaria parece que se instalou em seus muitos quilômetros de belas praias, todas com poucas ondas e muito convidativas para um bom banho de mar.


Praia da Costa em Canavieiras-BA -
Foto de 
Regis Silbar

Em seu centro urbano, Canavieiras é uma cidade que tem uma história para contar, pois no século passado era uma cidade que apresentava um alto índice de riqueza, concentrada, logicamente, em poucas mãos, mas esta riqueza embelezou a cidade, onde os casarões antigos, resistem até aos nossos dias, a maioria deles muito bem conservados.

Se você conhece a Canasvieiras de Florianópolis, em Santa Catarina, não deixe de conhecer a Canavieiras, do Estado da Bahia, pois assim você você poderá comparar a beleza das praias de ambos os lugares e verá que os dois lugares merecem o destaque que possuem, em relação às suas praias.



Praia da Costa em Canavieiras-BA - Foto de
 Regis Silbar



terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Praça da Bandeira - A Principal Praça de Canavieiras





Biblioteca Municipal de Canavieiras, Antiga 
Cadeia Pública - Praça da Bandeira - Foto de
 Regis Silbar


A Praça da Bandeira, no Centro Histórico de Canavieiras, é a  maior e a mais importante praça da cidade. Nela está situada a Prefeitura Municipal, um prédio suntuoso construído nos anos finais do século XIX, com o dinheiro farto dos tempos áureos do cacau e inaugurado no ano de 1900.

A antiga cadeia pública, hoje Biblioteca Municipal, também está localizada na Praça da República, onde formava,  conjuntamente com a Prefeitura, o Cine-Theatro Glória e a Capela de São Boaventura, estes dois últimos já demolidos, um harmonioso conjunto arquitetônico.


Praça da Bandeira com a Prefeitura Municipal ao
Fundo - Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


A Capela de São Boaventura, uma bonita bonita construção em estilo colonial, foi demolida de maneira irresponsável logo depois que a atual paróquia ficou pronta. Foi uma grande perda para a cidade, pois a antiga capela, se ainda existisse seria um dos grandes pontos turísticos de nossa cidade.

O Cine Theatro Glória foi também demolido e hoje em seu lugar se encontra um prédio construído em forma de caixote.onde funciona uma agência do Banco do Brasil. Esta demolição foi um verdadeiro ato de vandalismo e, por este motivo, o Banco do Brasil deve à cidade de Canavieiras, uma reparação pelo erro que cometeu, destruindo um dos marcos históricos da cidade.  
  

Praça da Bandeira com a Secretaria de Educação
 ao Fundo - Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar

Na Praça da República, também se situa o prédio da Secretaria de Educação que, aparentemente antigo, foi apenas fruto de uma reforma feita para que houvesse uma harmonização estilística com o Centro Histórico da cidade. Louvamos esta iniciativa.

A praça, em si, é maravilhosa, com muitas árvores centenárias sombreando e amenizando a temperatura ambiente e onde um vento constante com um frescor peculiar circula pela praça, refrescando os passantes nos dias ensolarados.   


Capela de São Boaventura na Praça da Bandeira
 - Canavieiras-BA - Foto Garimpada na Internet


Na Praça da Bandeira, acontecia e ainda acontece a maior parte das solenidades e comemorações públicas e oficiais da cidade. Mas nela também está um dos maiores absurdos do puxa-saquismo político de Canavieiras: o busto de Antônio Carlos Magalhães, que foi erigido com ele ainda vivo, contrariando as leis do país. Este é um exemplo clássico de como se administrar uma cidade puxando o saco.

Esperamos que esta praça seja preservada com todo o seu casario centenário, que forma um conjunto arquitetônico sem igual. Nada de demolições como o do Cine-Theatro Glória que só beneficiou uma instituição financeira em detrimento da população e sua história.     


Cine-Theatro  Glória,  na Praça da Bandeira,  Onde
 Hoje Está Localizada a Agência do Banco do Brasil
 - Foto Garimpada na Internet