Aratu-Vermelho - Goniopsis Cruentata - Foto Garimpada na Internet |
O nome científico deste crustáceo, em latim, é Goniopsis cruentata e o seu "habitat" vai do litoral sul dos Estados Unidos até o sul do litoral do Brasil, mais precisamente da Flórida até o Estado de Santa Catarina, sendo que, para viver ele necessita de água salgada e terra firme.
Ele é um animal muito fecundo, podendo colocar, de uma única vez, na época do acasalamento até 171.000 ovos, o que não deixa de ser uma quantidade para lá de formidável. Ele tem hábitos noturno e se alimenta com o que encontra nos manguezais, principalmente folhas de mangue e cadáveres de outros crustáceos.
O aratu-vermelho é um crustáceo abundante nos manguezais de Canavieiras, no entanto, é muito difícil observá-lo, já que ele é um animal muito arisco e está sempre escondido, evitando assim ser perturbado e dificultando que os predadores o usem como presa.
Ele sobe nas árvores dos manguezais e dali ele observa o ambiente, tirando proveito de estar sempre na condição de observador e não de observado. Ele não cava tocas para se esconder, no entanto ele usa as tocas feitas pelas outras espécies de caranguejos.
Em Canavieiras ele é servido em pratos típicos e, dado ao seu sabor peculiar, ele á apreciado como uma iguaria digna de ser apresentado como um prato típico da cidade. Ele pode ser servido catado com outros ingredientes que lhe realcem o sabor ou então inteiro, que é servido conjuntamente com um pequeno martelo, para que a sua carapaça seja quebrada. Com pimenta é uma delícia.
A sua cor vermelha fica ainda mais acentuada depois que ele é submetido ao cozimento, dando a ele uma aparência visual que abre o apetite e enfeita a mesa. É bom, antes de degustá-lo, com bastante farinha, tomar um licorzinho de jenipapo.
Quando for a Canavieiras, não deixe de conhecê-lo, tanto no seu "habitat" natural, isto é, nos mangues que margeiam os rios, tanto como na mesa, já que o aratu-vermelho é um prato bem típico de nossa cidade: Canavieiras, a Princesinha do Sul.