Biblioteca Municipal de Canavieiras, Antiga Cadeia Pública - Praça da Bandeira - Foto de Regis Silbar |
A Praça da Bandeira, no Centro Histórico de Canavieiras, é a maior e a mais importante praça da cidade. Nela está situada a Prefeitura Municipal, um prédio suntuoso construído nos anos finais do século XIX, com o dinheiro farto dos tempos áureos do cacau e inaugurado no ano de 1900.
A antiga cadeia pública, hoje Biblioteca Municipal, também está localizada na Praça da República, onde formava, conjuntamente com a Prefeitura, o Cine-Theatro Glória e a Capela de São Boaventura, estes dois últimos já demolidos, um harmonioso conjunto arquitetônico.
Praça da Bandeira com a Prefeitura Municipal ao Fundo - Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar |
A Capela de São Boaventura, uma bonita bonita construção em estilo colonial, foi demolida de maneira irresponsável logo depois que a atual paróquia ficou pronta. Foi uma grande perda para a cidade, pois a antiga capela, se ainda existisse seria um dos grandes pontos turísticos de nossa cidade.
O Cine Theatro Glória foi também demolido e hoje em seu lugar se encontra um prédio construído em forma de caixote.onde funciona uma agência do Banco do Brasil. Esta demolição foi um verdadeiro ato de vandalismo e, por este motivo, o Banco do Brasil deve à cidade de Canavieiras, uma reparação pelo erro que cometeu, destruindo um dos marcos históricos da cidade.
Praça da Bandeira com a Secretaria de Educação ao Fundo - Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar |
Na Praça da República, também se situa o prédio da Secretaria de Educação que, aparentemente antigo, foi apenas fruto de uma reforma feita para que houvesse uma harmonização estilística com o Centro Histórico da cidade. Louvamos esta iniciativa.
A praça, em si, é maravilhosa, com muitas árvores centenárias sombreando e amenizando a temperatura ambiente e onde um vento constante com um frescor peculiar circula pela praça, refrescando os passantes nos dias ensolarados.
Capela de São Boaventura na Praça da Bandeira - Canavieiras-BA - Foto Garimpada na Internet |
Na Praça da Bandeira, acontecia e ainda acontece a maior parte das solenidades e comemorações públicas e oficiais da cidade. Mas nela também está um dos maiores absurdos do puxa-saquismo político de Canavieiras: o busto de Antônio Carlos Magalhães, que foi erigido com ele ainda vivo, contrariando as leis do país. Este é um exemplo clássico de como se administrar uma cidade puxando o saco.
Esperamos que esta praça seja preservada com todo o seu casario centenário, que forma um conjunto arquitetônico sem igual. Nada de demolições como o do Cine-Theatro Glória que só beneficiou uma instituição financeira em detrimento da população e sua história.
Cine-Theatro Glória, na Praça da Bandeira, Onde Hoje Está Localizada a Agência do Banco do Brasil - Foto Garimpada na Internet |
Parabéns pela matéria. Infelizmente perdemos parte da nossa identidade cultural construída através do tempo.
ResponderExcluirMinha cidade maravilhosa
ResponderExcluircasa no centro de canaveiras, praça da bandeira, 117, venda.
ResponderExcluirBoa Noite!
ResponderExcluirSirvo-me desse canal de comunicação para obter informação sobre valor de imóvel situado em Canavieiras, Praça Principal. Casa situada na Praça, de alvenaria, 2 qts., duas salas, cozinha, sanitário, coberta de telhas francesas, piso taqueado e ceramica, area construída de 91,80 m2, em area total de 150 m2. Obrigado a quem possa prestar informação. José Carlos, Rio de Janeiro, Capital. e.mail adv.drjca@gmail.com.