sexta-feira, 9 de março de 2018

Os 300 Anos da Fundação do Orago de São Boaventura em Canavieiras

Em 2018 o Orago de São Boaventura
 da   Vila  Imperial   de   Canavieiras
Festejará  300  Anos  de  Existência 


Canavieiras, a terra do cacau, a terra do caranguejo, a terra das belas praias quase desérticas, a Princesinha do Sul, a cidade que conservou o seu centro histórico quase intocado, irá completar 300 anos a contar da data em que São Boaventura foi designado oficialmente como seu padroeiro.

O povo do lugar já tinha São Boaventura como seu padroeiro muito antes de ele ser elevado oficialmente como tal e ser criada a sua paróquia, desmembrada da de Ilhéus, pela diocese.

A imagem de São Boaventura foi encontrada à beira mar e supõe-se que estava a bordo de algum navio com tripulação de origem italiana que veio a naufragar no sul do Estado da Bahia. No século XVII era comum navegadores italianos desbravarem a costa do Brasil a serviço do Rei de Portugal.

São Boaventura era uma santo cultuado quase que exclusivamente em território italiano e, por isto, essa suposição procede como quase a única verdadeira. 

Quando foi criado o Orago de São Boaventura, Canavieiras era então denominada Poxim e estava localizada em uma das ilhas marítimas/fluviais que protegem a Ilha de Canavieiras.

Não se tem notícia da localização da primeira igreja construída para louvar São Boaventura. Também não se tem notícia de que tenha havido alguma pesquisa para tentar localizar a primeira igreja no sítio arqueológico onde estava localizado o antigo povoado do Poxim.

Logo depois da transferência do povoado do Poxim para a atual Ilha de Canavieiras, foi construída uma igreja, em estilo puramente colonial, na Praça da Bandeira, que ficava localizada entre a Prefeitura Municipal e a antiga Cadeia Pública. Esta joia da arquitetura colonial foi demolida logo após a inauguração da atual igreja na Praça de São Boaventura.

Foi uma grande perda para a cidade, mas naqueles tempos não se tinha noção de que algumas construções eram preciosidades históricas e que fariam uma grande falta se desaparecessem.

Canavieiras, viveu muitas etapas nestes anos que separam a criação do orago até os dias atuais: a mudança da sede da vila para a Ilha de Canavieiras, a cultura da cana-de-açúcar, a plantação do primeiro pé de cacau, o ciclo dos coronéis do cacau, a vassoura-de-bruxa e o turismo com atividade principal.  

Canavieiras, nestes 300 anos mudou muito, passou de uma pacata vila conservadora para uma das cidades mais avançadas socialmente no sul da Bahia, onde quase tudo é permitido e passa normalmente sem chamar muito a atenção, diferentemente de outras cidades da mesma região.

Esperamos que as festas que estão sendo preparadas para celebrar a ocasião sejam as mais brilhantes possíveis, tanto as de cunho religioso como também as mundanas, pois a cidade será palco das atenções de todo o Estado da Bahia.

Muitas pessoas deverão vir a Canavieiras especialmente para participar das festas e, por este motivo, todas deverão ser bem recebidas, pois a cidade deverá estar preparada para recebê-las, sempre da melhor maneira possível.

Assim, Canavieiras receberá você como se você fosse o único merecedor de todas as honras que você merece. Visite Canavieiras no ano do tricentenário da fundação do Orago de São Boaventura.

Bem-vindo à antiga Vila Imperial de Cannavieiras, atual Canavieiras, a Princesinha do Sul. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário