sábado, 2 de junho de 2018

A Praça de São Boaventura, em Canavieiras, na Década de Quarenta do Século XX

Praça de São Boaventura em Canavieiras-
BA - Provavelmente anos 40 do Século XX



Nos anos quarenta do Século XX, Canavieiras ainda era uma pequena cidade com cerca de cinco mil habitantes, mas já possuia uma igreja suntuosa que estava  situada em uma vasta praça monotodamente preenchida por um vasto e belo areal.

Pouco tempo depois foi construído uma pequena ilha, em forma de quadrilátero,  no meio da praça com um coreto circular em seu centro. Esse coreto continha oito postes e cada poste continha uma luminária.

O ilha em forma de quadrilátero era dividida em quatro outros quadriláteros e em cada um deles, estavam instalados seis bancos de jardim, totalizando vinte e quatro bancos, sendo que cada banco comportava quatro pessoas sentadas confortavelmente.

A praça só ficava movimentada e cheia de vida quando das festividades religiosas, quando a população, quase toda católica, se dirigia à igreja para participar das festividades, principalmente no mês em que era dedicado ao padroeiro São Boaventura.

A praça onde o povo se reunia para se inteirar das novidades era a Praça da Cesta, no Porto Grande, bem às margens do Rio Pardo. Ela lá que a fofoca corria e todos iam se exibir vestindo as suas melhores roupas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário