quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A Ligação Entre a Ponte e a Praia da Costa em Canavieiras em 1990

Via de Ligação Entre a Ponte Sobre o Rio Patipe e
 a Praia da Costa,  em 1990,  na Ilha de Atalaia em
 Canavieiras - Foto de Sabino Primitivo


Até 1983, ano da inauguração da ponte sobre o Rio Patipe, a ligação entre a Ilha de Canavieiras e a Ilha de Atalaia, era feita do Cais do Porto, na sede do município, diretamente até o pequeno porto do povoado de Atalaia.

Após a inauguração da ponte sobre o Rio Patipe a cena mudou e o porto do povoado de Atalaia praticamente deixou de ser usado até ficar totalmente fora de uso nos dias atuais e o acesso para o povoado passou a ser feita através da ponte sobre o Rio Patipe e, logo um pouco depois, através de uma pequena estrada não asfaltada.

Quando a ponte foi inaugurada, uma larga avenida fazia a ligação entre a cabeceira da ponte sobre o Rio Patipe e a Praia da Costa. Dividindo a avenida ao meio havia um canteiro central, rendilhado de bromélias em suas bordas, enfeitava o caminho de quem se dirigia à praia, quase todos, a pé ou de bicicleta, pois nesta época quase não havia carros na cidade.

A dificuldade de se ir da cidade até à praia acabou com a construção da ponte mas, como os habitantes da cidade nunca tiveram o costume de frequentá-la, ela permanece quase deserta até os dias de hoje, quase quarenta anos após a sua inauguração.

Os Talcos para Bebês em Meados do Século XX em Canavieiras

Talco Johnson - Bebê de Canavieiras em Meados
do Século XX  -  de Autor Desconhecido



Durante boa parte do Século XX, o talco para bebês era muito usado, mas hoje não é mais, devido a suspeitas de ocasionar câncer (cancro), se o uso dele for prolongado, o que às vezes acontece.

Em Canavieiras, como em qualquer outra cidade do Brasil, as marcas mais usadas nos bebês era o Talco Johnson, o Talco de Rosas e o Talco Regina. Hoje em dia, é muito difícil encontrar qualquer marca de talco em uma farmácia, tudo ocasionado pela suspeita de provocar câncer (cancro) em quem o usa.

Mas o que importa nestas fotos é o fato de que elas foram tiradas em Canavieiras e os bebês são tão fofinhos que vale a pena olhar com bastante atenção.


Talco de Rosas - Bebê de Canavieiras
em  Meados  do  Século  XX  -  Autor
Desconhecido  


quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O Poste de Iluminação Pública do Porto da Vila da Boa Vista do Jacarandá - Antigo Distrito de Canavieiras

Vila da Boa Vista do Jacarandá com o Rio Pardo em
Segundo Plano e um Poste de Iluminação à Margem
 do Rio  -  Primeira Metade do Século XX   -   Foto de 

Autor Desconhecido - Colorizado por Regis Silbar



Foi uma grande surpresa observar em uma foto antiga, provavelmente da década de vinte ou trinta do Século XX, e descobrir um poste com uma luminária bem à margem do Rio Pardo para iluminar o local à noite.

Ora, nestes idos, a Vila da Boa Vista do Jacarandá era um vilarejo perdido à margem de um rio no interior do Estado da Bahia e a última coisa que poderíamos imaginar era que já existisse iluminação pública em um local tão distante dos grandes centros.

Mas como Jacarandá estava situado no Município de Canavieiras, uma das mais ricas cidades do Estado da Bahia no início do Século XX, as novidades da época não poderiam deixar de acontecer em sua paragens.

Podemos situar a foto na década de vinte ou trinta do século passado pela indumentária das pessoas que parecem aguardar alguma coisa que chegaria ao vilarejo através de alguma embarcação.

Pela quantidade de pessoas que estavam ali a esperar, deveria ser algo muito importante para a comunidade, talvez algum político que fosse prometer para estas pessoas algo que não pudesse cumprir com o intuito de angariar votos para ser eleito.  


Vila da Boa Vista do Jacarandá - Foto Original