quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A Ligação Entre a Ponte e a Praia da Costa em Canavieiras em 1990

Via de Ligação Entre a Ponte Sobre o Rio Patipe e
 a Praia da Costa,  em 1990,  na Ilha de Atalaia em
 Canavieiras - Foto de Sabino Primitivo


Até 1983, ano da inauguração da ponte sobre o Rio Patipe, a ligação entre a Ilha de Canavieiras e a Ilha de Atalaia, era feita do Cais do Porto, na sede do município, diretamente até o pequeno porto do povoado de Atalaia.

Após a inauguração da ponte sobre o Rio Patipe a cena mudou e o porto do povoado de Atalaia praticamente deixou de ser usado até ficar totalmente fora de uso nos dias atuais e o acesso para o povoado passou a ser feita através da ponte sobre o Rio Patipe e, logo um pouco depois, através de uma pequena estrada não asfaltada.

Quando a ponte foi inaugurada, uma larga avenida fazia a ligação entre a cabeceira da ponte sobre o Rio Patipe e a Praia da Costa. Dividindo a avenida ao meio havia um canteiro central, rendilhado de bromélias em suas bordas, enfeitava o caminho de quem se dirigia à praia, quase todos, a pé ou de bicicleta, pois nesta época quase não havia carros na cidade.

A dificuldade de se ir da cidade até à praia acabou com a construção da ponte mas, como os habitantes da cidade nunca tiveram o costume de frequentá-la, ela permanece quase deserta até os dias de hoje, quase quarenta anos após a sua inauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário