segunda-feira, 26 de abril de 2021

Conservando a Memória de Canavieiras - Ponte São Boaventura (Ponte de Palitos) Sobre o Rio Cipó




Ponte São Boaventura  (Ponte de Palitos) - Sobre
 o Rio Cipó  -  Sem Data - Canavieiras-BA  -  Foto
 Original de Autor Desconhecido



 
 - 
Ponte São Boaventura (Ponte de Palitos) - Sobre
 o Rio Cipó  -  Sem Data - Canavieiras-BA -  Foto
 de Autor  Desconhecido -  Restaurado por  Regis
 Silbar 




Ponte de São Boaventura (Ponte de Palitos) - Sobre 
o  Rio Cipó  -  Sem Data - Canavieiras-BA  -  Foto
de Autor Desconhecido  -  Restaurado e Colorizado
 por Regis Silbar











Osmário Cavalcanti Batista fez Propaganda Política Pessoal no Jornal "A Manhã" Pagando com o Dinheiro da Prefeitura de Canavieiras

Jornal "A Manhã" do Rio de Janeiro de 
13-05-1951 -  Ano X - nº 3000 - Página
2 - Caderno A Manhã Ilustrada - Posse 
de Osmário Cavalcanti Batista no cargo
 de Prefeito de Canavieiras-BA


Dias após à posse no cargo de prefeito da cidade de Canavieiras, no ano de 1951, o então prefeito Osmário Cavalcanti Batista, meteu a mão nos cofres da cidade para propagandear a sua posse no cargo de prefeito da cidade, gastando uma fortuna com esse desvaneio. Essa gastança do dinheiro público visava apenas ser conhecido no Brasil e, principalmente na Bahia, onde almejava ser eleito deputado após deixar o cargo de prefeito.

É claro que um importante jornal da capital federal não teria nenhum interesse em gastar uma página inteira do seu jornal para noticiar a posse de um mero político de uma pequena cidade do interior, só se fosse regiamente recompensado financeiramente.

O beneficiado dessa  propaganda política pessoal foi o jornal "A Manhã", do grupo do jornal "A Noite" do Rio de Janeiro,  que tinha sede no Edifício A Noite, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, no mesmo prédio de 21 andares onde funcionava a Rádio Nacional, a principal rádio do Brasil na época de ouro do rádio.

O povo, sim, o povo, como sempre, era o capacho dos políticos, participando de comícios e carregando faixas e cartazes em apoio ao político que melhor os enganava e desta vez o mais enganador ganhou a eleição e, logo depois, providenciou uma das maiores gastanças com propaganda política pessoal às custas dos cofres da cidade.

Se fosse hoje em dia, essa festança com o dinheiro público seria muito mais difícil, já que há uma lei que impede tais procedimentos, mas mesmo assim, tem políticos que ousam e fazem propaganda pessoal com o dinheiro público assim mesmo.  

domingo, 25 de abril de 2021

Santo Antônio de Arquim - O Primeiro Padroeiro de Canavieiras

Capa do Livro Bahia - Inquisição & 
Sociedade - Edição de 2010

 

Antes da imagem de São Boaventura ser encontrada na areia da praia pelos pescadores, o padroeiro da vila do Poxim era Santo Antonio de Arquim, santo que foi também o primeiro padroeiro da cidade de Salvador. É claro que toda a vila ou povoado, por menos habitantes que tivesse, por mais humilde que fosse, também tinha o seu padroeiro e o povoado do Poxim também tinha o seu.

Nunca ouvir falar deste santo, mas como a Igreja Católica tem milhares de santos, não é de se admirar que este santo realmente exista e que estivesse em moda em algum período do século XVI, já que este santo foi o primeiro padroeiro de Salvador.

Fiquei sabendo desta curiosidade através do livro Bahia - Inquisição & Sociedade, de Luiz Mott, edição de 2010 em sua página de número 217. onde informa que o Poxim era a aldeia da região que eles tinham menos informações, talvez porque nesta época era pequena demais e habitada principalmente por índios e com poucos portugueses.


sábado, 24 de abril de 2021

Ilhadecanavieiras - Um dos Blogs mais Visitados do Brasil


Estatística do "SiteRankData" sobre
ilhadecanavieiras.blogspot.com.br

 

O blog "ilhadecanavieiras.blogspot.com.br" é um blog despretencioso que não foi feito para ganhar dinheiro, no entanto o seu sucesso é inigualável dado que o seu assunto, o seu pequeno nicho e o tema a que se propõe divulgar: a cidade de Canavieiras, a princesinha da Costa do Cacau, a mais preservada cidade dos tempos dos coronéis do cacau, pelos meus cálculos, interessaria a poucas pessoas.

Quando comecei a elaborar este blog há mais de dez anos, não imaginava que ele iria ter mais de um milhão de leitores anuais, conforme estatística divulgada pela "SiteRankData" em 25 de maio de 2018, contudo, prossegui mesmo assim, como uma missão de divulgar a história, as belezas, os lugares turísticos e os modos e costunes da cidade de Canavieiras.

Em 25 de maio de 2018 a média diária de acessos ao "ilhadecanavieiras.blogspot.com.br" era de 3.229 e a média mensal era de 100.113 acessos, números que jamais pensei que fosse alcançar, Hoje em 2021, o número de acessos deve ser substancialmente maior, portanto, o site é um dos mais visitados entre os bilhões de sites existentes no mundo.

No referido site de estatística, "ilhadecanavieiras.blogspot.com.br" tem a classificação de número 939.034 no ranking mundial, o que é mais do que excelente, pois, desde o início, sempre pensei que este blog interessaria apenas a poucas pessoas, o que não aconteceu, sabe-se lá por quais motivos.

Tenho visto que este blog tem servido de base para trabalhos universitários e também para trabalhos de estudantes de segundo grau, pesquisas científicas, consulta por políticos para se inteirarem sobre a cidade, agências de turismo e por outros blogueiros quando querem assuntos para escrever.

Em sites especializados, são enumerados diversos outros sites que publicaram integralmente, sem nenhuma modificação ou mudando apenas algumas palavras, várias publicações editadas no "ilhadecanavieiras.blogspot.com", sem mencionar este site como fonte de suas publicações.

Tenho recebido muitas consultas, quase todas através de email, sobre os mais variados assuntos, tendo como tema, sempre a cidade de Canavieiras, a maioria das consultas são feitas por acadêmidos e pesquisadores para complementar ou elaborar os seus trabalhos.

Realmente, não fazia ideia de que este blog seria tão útil para os leitores, servindo de fonte para todo o tipo de pesquisas, não só sobre a cidade, mas também sobre o modo de vida dos coronéis do cacau que reinavam absolutos na cidade Canavieiras.

 

 

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Os Protestos Contra a Implantação da Resex em Canavieiras



Manifestação contra a implantação da Resex
 em 2008 - Canavieiras-BA


Em 2008 Canavieiras viveu tempos de manifestações e essas manifestações eram contra a implantação de uma reserva extrativista no litoral da cidade que, por ser um dos maiores manguezais do pais, deveria ser preservado para que a natureza seguisse o seu caminho. Mas, como haviam interesses econômicos em jogo, foi providenciado, entre os interessados, a organização de manifestações para que seus interesses não fossem afetados com a implantação da reserva.

Em primeiro lugar deveriam ter o apoio de uma empresa de comunicação que influenciasse o povo e a escolhida foi "O Tabu", que imediatamente aceitou e passou a divulgar notícias tendenciosas contra a implantação da reserva extrativista e também divulgar a organização de passeatas e convocando o povo para tais atos de protesto.

É claro que para o povo as tais passetas de protesto foi uma festa, pois em cidades pequenas quase nada acontesse e, quando acontesse, todos participam seja o que for, mesmo que fosse uma passeata por uma causa contra os seus princípios.

Se a passeata fosse a favor da implantação da Resex, todos participariam da mesma maneira, pois o que interessava ao povo era participar de alguma coisa, mesmo que fosse contra, pois não saberia quando seria a próxima atividade de que iria participar e quando a mesma aconteceria.

Para os organizadores da passeata o povo serviria apenas de massa de manobra para os seus interesses financeiros e patrimoniais, já que ele não teria ganho algum com a sua participação, ao contráriom dos organizadores.

Ao povo caberia apenas segurar os cartazes, todos feitos e impressos no mesmo lugar, e servir de massa de manobra para que os interesses não fossem abalados com a implantação da Resex.

Se fosse perguntado aos participantes das manifestações o porquê de sua presença nos atos, eles não saberiam responder ou, se respondessem seriam apenas com as palavras transmitidas pelos organizadores dos eventos. Em outras palavras, não teriam opinião própria porque nem mesmo saberiam o porquê de estarem ali, pois para eles estavam apenas participando de uma espécie de festa patrocinada pelo jornal "O Tabu"..

Nunca ninguém, nem mesmo o jornal "O Tabu", explicou para eles que conservando os manguezais, teriam muito mais peixes para pescar, porque são nos manguezais que os peixes nascem, porque os manguezais são os berçários dos peixes e são nos manguezais onde vivem os caranguejos, siris, guaiamuns e aratus que servem de alimentação e ganha-pão para a população mais pobre da cidade.

O povo não tinha conhecimento de que sem a Resex o mangue poderia ser aterrado por inescrupulosos, como foi uma parte do mangue que beirava a Rua do Mangue margeada pelo Rio Cipó e sem o mangue não teria caranguejo e sem o caranguejo não teria a Festa do Caranguejo, ogulho de muitos canavieirenses.

É claro que num movimento deste apareceriam os aproveitadores à caça de votos, fazendo discuros para colocar adrenalina na mente da multidão, mesmo sabendo que a Resex, se implantada, como foi, seria ótimo para a cidade e seus habitantes.

Hoje em dia a cidade vive feliz com a sua Resex, ninguém viu malefício nenhum com a sua implantação, os turistas continuam visitando a cidade, comendo caranguejo em seus restaurantes. Os peixes continuam a nascer nos mangues de seu litoral e a vida continua como sempre, com a natureza moldurando os contornos da cidade para a felicidade de todos.
 

Governador  Jacques  Wagner  em  vergonhoso
comício contra a Resex em 2008 - Canavieiras-BA