quinta-feira, 1 de abril de 2021

Os Protestos Contra a Implantação da Resex em Canavieiras



Manifestação contra a implantação da Resex
 em 2008 - Canavieiras-BA


Em 2008 Canavieiras viveu tempos de manifestações e essas manifestações eram contra a implantação de uma reserva extrativista no litoral da cidade que, por ser um dos maiores manguezais do pais, deveria ser preservado para que a natureza seguisse o seu caminho. Mas, como haviam interesses econômicos em jogo, foi providenciado, entre os interessados, a organização de manifestações para que seus interesses não fossem afetados com a implantação da reserva.

Em primeiro lugar deveriam ter o apoio de uma empresa de comunicação que influenciasse o povo e a escolhida foi "O Tabu", que imediatamente aceitou e passou a divulgar notícias tendenciosas contra a implantação da reserva extrativista e também divulgar a organização de passeatas e convocando o povo para tais atos de protesto.

É claro que para o povo as tais passetas de protesto foi uma festa, pois em cidades pequenas quase nada acontesse e, quando acontesse, todos participam seja o que for, mesmo que fosse uma passeata por uma causa contra os seus princípios.

Se a passeata fosse a favor da implantação da Resex, todos participariam da mesma maneira, pois o que interessava ao povo era participar de alguma coisa, mesmo que fosse contra, pois não saberia quando seria a próxima atividade de que iria participar e quando a mesma aconteceria.

Para os organizadores da passeata o povo serviria apenas de massa de manobra para os seus interesses financeiros e patrimoniais, já que ele não teria ganho algum com a sua participação, ao contráriom dos organizadores.

Ao povo caberia apenas segurar os cartazes, todos feitos e impressos no mesmo lugar, e servir de massa de manobra para que os interesses não fossem abalados com a implantação da Resex.

Se fosse perguntado aos participantes das manifestações o porquê de sua presença nos atos, eles não saberiam responder ou, se respondessem seriam apenas com as palavras transmitidas pelos organizadores dos eventos. Em outras palavras, não teriam opinião própria porque nem mesmo saberiam o porquê de estarem ali, pois para eles estavam apenas participando de uma espécie de festa patrocinada pelo jornal "O Tabu"..

Nunca ninguém, nem mesmo o jornal "O Tabu", explicou para eles que conservando os manguezais, teriam muito mais peixes para pescar, porque são nos manguezais que os peixes nascem, porque os manguezais são os berçários dos peixes e são nos manguezais onde vivem os caranguejos, siris, guaiamuns e aratus que servem de alimentação e ganha-pão para a população mais pobre da cidade.

O povo não tinha conhecimento de que sem a Resex o mangue poderia ser aterrado por inescrupulosos, como foi uma parte do mangue que beirava a Rua do Mangue margeada pelo Rio Cipó e sem o mangue não teria caranguejo e sem o caranguejo não teria a Festa do Caranguejo, ogulho de muitos canavieirenses.

É claro que num movimento deste apareceriam os aproveitadores à caça de votos, fazendo discuros para colocar adrenalina na mente da multidão, mesmo sabendo que a Resex, se implantada, como foi, seria ótimo para a cidade e seus habitantes.

Hoje em dia a cidade vive feliz com a sua Resex, ninguém viu malefício nenhum com a sua implantação, os turistas continuam visitando a cidade, comendo caranguejo em seus restaurantes. Os peixes continuam a nascer nos mangues de seu litoral e a vida continua como sempre, com a natureza moldurando os contornos da cidade para a felicidade de todos.
 

Governador  Jacques  Wagner  em  vergonhoso
comício contra a Resex em 2008 - Canavieiras-BA







Nenhum comentário:

Postar um comentário