quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Dom Justino José de Sant'Anna, o Padre que Iniciou as Obras da Igreja Matriz de São Boaventura em Canavieiras

 

Dom Justino José de Sant'Anna  circulado  por membros
do Apostolado da Oração de Canavieiras - Foto de Autor
Desconhecido  -  Final  da  Década  de  40  ou  início  da 
Década de 50 do Século XX  -  Foto na escadaria frontal
da Igreja de São Boavenura - Canavieiras-BA


Embora tenha colocado o título de Dom para o Padre Justino José de Sant'Anna no título do artigo, isso se justifica em razão de que, quando ele veio a falecer em Juiz de Fora em 09 de julho de 1958, ele já possuia este título por ser o primeiro bispo de Juiz de Fora em Minas Gerais.

Ele foi pároco da cidade de Canavieiras de 1912 a 1924, iniciando, sob suas ordens, as obras da nova Igreja Matriz de São Boaventura alavancadas através de doações e donativos que foram ofertados pelos poderosos coronéis do cacau e outras figuras eminentes da sociedade local que, ansiosos em ter os seus nomes divulgados como grandes doadores, não poupavam esforços para cooperar.

Ele, quando foi nomeado Bispo da Igreja Católica na nova Diocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais, na qual foi o primeiro bispo, deixou Canavieiras, depois de doze anos construindo a Igreja de São Boaventura, que já estava quase concluída, faltando apenas o seu acabamento interior e alguns outros acabamentos, tais como vitrais, altares e o mobiliário interior. As imagens sacras foram as mesmas que já estavam sendo veneradas na antiga Igreja, na Praça da Bandeira, hoje demolida,


Dom Justino José de Sant'Anna   -   Padre 
em  Canavieiras - 1912-1924 - Construtor 
inicial da Matriz na Praça São Boaventura


Segundo a tradição ele foi nomeado bispo em Juiz de Fora pelo papa Pio XI, principalmente por sua iniciativa em construir a nova Igreja Matriz de São Boaventura em Canavieiras, o que demonstrou o seu espírito de iniciativa e liderança, o que contava e ainda conta muitos pontos para a Igreja Católica.

Toda a área do terreno da Igreja de São Boaventura, inclusive de seus anexos, como a Casa Paroquial foram doados pela Prefeitura de Canavieiras, através de resolução aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, além disso, toda a Praça de São Boaventura e as vias que a circundam são de propriedade da igreja pois elas fizeram parte da doação feita pela prefeitura e aprovada pela Câmara Municipal.

Dom Justino era tão empreendedor que, quando bispo em Juiz de Fora lançou a construção da nova Catedral de Juiz de Fora  com um livro de ouro para as doações; em 1º de março de 1926, lançou a criação do Seminário Diocesano Santo Antônio, em frente à Academia de Comércio; em 1º de março de 1926 criou o jornal “O Lampadário”; em 05 de junho de 1928 fez o lançamento da pedra fundamental do novo prédio para os Seminário Santo Antônio, agora na Avenida Barão do Rio Branco, nº 4516 e em 15 de abril de 1929 fez o lançamento da pedra fundamental da Capela do Seminário. 


Monumento  em homenagem a
Dom Justino José de Sant'Anna
 em Juiz dd Fora-MG

 
Em Canavieiras, além de construir a Igreja Matriz de São Boaventura ele fundou o periódico "A Verdade", no qual procurava, através do periódico, desenvolver o seu apostolado. Ele foi um grande padre, uma grande pessoa e um grande empreendedor.

Ele voltou a Canavieiras por diversas vezes, inclusive  para a inauguração da Igreja Matriz de São Boaventura, que foi construída por sua iniciativa. Ele  teve participação, em 5 de julho de 1932, na missa solene de dedicação, significando a inauguração oficial do templo, com a participação de toda a sociedade de Canavieiras.

Ele nasceu em Aramary, no Estado da Bahia, em 12 de dezembro de 1878 e faleceu, com oitenta anos,  em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 9 de julho de 1958. Está sepultado em um jazigo na Catrdral Metropolitana de Juiz de Fora. Há um monumento em Juiz de Fora em sua homenagem.


Dom Justino de José Sant'Anna, quando
bispo de Juiz de Fora-MG 



Texto elaborado com alguns dados fornecidos pelo Sr. Oslan Ribeiro.

Um comentário: