quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Sikorsky PP-PAW da Panair do Brasil em Canavieiras

Sikorsy S-43, PP-PAW, da Panair do Brasil, no
 Rio Pardo em Canavieiras-BA

Você sabia que o Rio Pardo, em Canavieiras, já foi pista de pouso de hidroaviões? Realmente, em meados da primeira metade do século passado, nos primórdios da aviação civil no Brasil, Canavieiras estava na rota da Panair do Brasil, companhia de aviação aérea extinta pelos militares logo após o golpe de março de 1964.

Um dos aviões que fazia a rota, tendo Canavieiras como escala, era o Sikorsky S-43, registro PP-PAW, c/n 4304, Rio de Janeiro. Ele foi fabricado em 1935 pela Sikorsky Manufacturing Company, sediada em Stratford, Connecticut, Estados Unidos.

Esse avião, com dois motores, pertencia originalmente a PAN AM, que o recebeu em janeiro de 1936 e posteriormente o repassou para a Panair do Brasil. Ele tinha o apelido de "Baby Clipper", dado pelos americanos.

Este avião, PP-PAW, foi usado pela Panair do Brasil, em suas rotas, até meados da década de 40 do século passado e o seu registro foi cancelado, de forma definitiva, em 10 de janeiro de 1948. 

A Panair do Brasil operou seis Sikorsky S-43, sendo que dois foram recebidos novos e os outros quatro foram repassados pela PAN AM (Pan American World Airways), companhia aérea americana que entrou em colapso em 1991.



Sikorsy S-43, PP-PAW, da Panair do Brasil, no Rio Pardo em Canavieiras-BA

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