sábado, 18 de dezembro de 2010

A Visita de Nossa Senhora do Carmo de Belmonte à Canavieiras


Procissão com Bandeiras em Louvor à Nossa Senhora
 do Carmo de Belmonte em Visita à Canavieiras 


Em 27 de setembro de 1952, Nossa Senhora do Carmo de Belmonte visitou a cidade de Canavieiras, onde desfilou em procissão por toda a nossa cidade, acompanhada, também, pela imagem de São Boaventura, padroeiro de Canavieiras.

Nesta ocasião, o povo de Canavieiras acompanhou as duas imagens, pelas principais ruas da cidade, prestando homenagens e portando bandeiras religiosas, como era de costume na época e cantando hinos em louvor aos dois santos padroeiros.

Em setembro do próximo ano, completa-se sessenta anos deste importante acontecimento religioso que envolveu toda a população de Canavieiras e da cidade vizinha de Belmonte.

Procissão com Nossa Senhora do
 Carmo de   Belmonte   e   São
   Boaventura  deCanavieiras

As fotos postadas neste blog foram tiradas na Praça da Cesta, no Cais do Porto de Canavieiras. Foi possível a identificação do lugar, pela arquitetura do prédio em primeiro plano que, embora com a parte superior da fachada modificada, as demais características continuam originais, inclusive as janelas superiores.

Este acontecimento ficou registrado para a posteridade face ao Café Santo Antônio, de Álvaro de Souza, que, em comemoração aos seus catorze anos de existência, distribuiu, como lembrança, aos seus fregueses e pessoas amigas, as fotos aqui postadas.

A data de comemoração de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Belmonte é 16 de julho e a de São Boaventura, padroeiro de Canavieiras é em 15 de julho, portando as duas festas são comemoradas quase simultameamente nas duas cidades.


Procissão com Nossa Senhora do
 Carmo de   Belmonte   e   São   
Boaventura   de Canavieiras







Um comentário:

  1. Apesar da reforma do Calendário Romano, calendário este que define o dia da festa dos santos da Igreja, São Boaventura teve sua festa definida para o dia 15 de julho. Mas, Canavieiras não aceitou e a festa continuou como até hoje no dia 14 de julho, isso desde o ano da criação da Paróquia São Boaventura, em 11 de abril de 1718.

    ResponderExcluir