segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Duas Belas Árvores no Caminho para o Povoado de Atalaia, em Canavieiras

Caesalpinia Pulcherrima  na Estrada para o 
Povoado de Atalaia em Canavieiras  -  Foto 
de Regis Silbar


Há algumas centenas de metros do início da estradinha de barro que leva ao povoado de Atalaia, há dois belos arbustos com flores predominantemente vermelhas e com algumas bordas amarelas. Tanto os arbustos como as flores são dignos de admiração, pois além de serem muito bonitos, fazem também parte da flora medicinal, servindo as suas sementes para curar tosse, dificuldade respiratória e dor torácica. O suco das folhas serve para curar a febre e o suco das flores serve para sarar as feridas.

O seu nome científico é "Caesalpinia Pulcherrima", mas também é conhecida popularmente como Flor-do-Pavão, Pássaro-Vermelho-do-Paraíso, Orgulho de Barbados, Flamboyan-de-Jardim, Flamboyanzinho e Flamboyan-Mirim. 

Ela é nativa da América Central mas está disseminada em diversas regiões devido à sua beleza. Ela pode medir entre três e quatro metros de altura, tem a copa arredondada e a sua floração é entre os meses de setembro e abril . O seu fruto é do tipo legume e a época da frutificação é entre os meses de maio e junho.

Ela é muito usada para arborização urbana, pois além do seu tamanho e beleza a sua raiz é do tipo pivotante, não danificando, portanto, o calçamento das ruas.

A prefeitura de Canavieiras, sábia como ela é, deveria recolher as vargens daquelas duas árvores, fazer mudas e plantar pelas ruas da cidade. Garanto que Canavieiras ficaria muito mais bonita. A ideia é válida e deve ser posta em prática.

Caesalpinia Pulcherrima na Estrada para o 
Povoado de Atalaia em Canavieiras - Foto
 de Regis Silbar




2 comentários:

  1. Foi muito útil encontrar este blog, pois tenho a planta na frente da minha casa e não sabia o nome. As flores da nossa aqui em casa são amarela com laranja. LINDAS!

    ResponderExcluir
  2. UM PARAÍSO BEM NO SUL DA BAHIA.

    Hoje é aniversário da belíssima cidade de Canavieiras. Parabenizo a cidade e seus munícipes pelo aniversário de emancipação política.

    Canavieiras, parabéns pelos seus 124 anos de emancipação política.

    Deputado Sidelvan Nóbrega (PRB).

    ResponderExcluir