sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Assembleia de Deus de Canavieiras, a Primeira do Estado da Bahia


Igreja da Assembleia de Deus em Canavieiras-BA
 - Foto de Regis Silbar


As primeiras atividades da Igreja Assembleia de Deus no Estado da Bahia foram na cidade de Canavieiras, quando, em 1927, o pastor João Pedro celebrou a primeira cerimônia de batismo nas águas. Era o início da implantação do novo credo que, através da evangelização rendeu bons frutos e se desenvolveu sendo uma das religiões que mais possui adeptos na cidade.

A pregação inicial da mensagem pentecostal se deu através de Joaquina de Souza Carvalho, então moradora recente na cidade, que divulgou a palavra a respeito da salvação, palavra essa que aglutinou, pela fé, muitas pessoas que desejavam estar com Jesus no coração.

Daniel Berg
Gunnar Vingren














No entanto, para que isso acontecesse, foi necessário que dois pregadores suecos, Daniel Berg e Gunnar 
Vingren, empreendessem uma viagem até Belém do Pará, partindo da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, à bordo do navio Clement, cumprindo a mensagem profética do Senhor. Foi desta cidade do Pará que a Assembleia de Deus se irradiou por todo o Brasil.

Hoje, a Igreja Assembleia de Deus está localizada em um novo prédio, na Avenida Barão do Rio Branco, entre a Avenida Ilhéus e a antiga Rua dos Artistas, hoje Avenida Doutor Otávio Mangabeira, fora do Centro Histórico da cidade.

Quando falamos que a Igreja Assembleia de Deus de Canavieiras foi a Primeira do Estado da Bahia, não estamos nos referindo ao prédio em si, pois o atual é muito recente e ficou no lugar de uma construção mais simples que existia no mesmo endereço, mas que também não era a igreja original. Estamos falando da entidade em si, do patrimônio espiritual e religioso, da congregação de pessoas, que são o centro e a cerne da fé espiritual.

Devemos ficar, nós canavieirenses, muito orgulhosos, independente de nossa fé, por ter sido Canavieiras a cidade que abrigou e constituiu o primeiro núcleo da Assembleia de Deus em todo o Estado da Bahia.


O Navio  Clement  no Qual  Viajaram  de Nova 
Iorque até Belém do Pará Daniel Berg e Gunnar
 Vingren 




  

24 comentários:

  1. Meus Avôs nasceram nessa região e eram crentes por volta de 1900 até 1960 aproximadamente. Gostaria de confirmar se realmente eles pertenceram a Assembleia de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a própria igreja tenha um cadastro dos antigos participantes ou possa fazer uma pesquisa entre os antigos frequentadores. Para isto estou informando o endereço da Assembléia de Deus de Canavieiras: Avenida Rio Branco, 374, Canavieiras - CEP 45.860-000.

      Excluir
  2. Olá Silbar,boa noite!Por fineza,como poderei ter um contato oficial da cordenacão do setor de historia da denominação?Muito obrigado.Toda luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou estudante de historia da Uneb, e membro da Assembleia de Deus - Sede , Eunápolis,
      E gostaria de uma ajuda, quero fazer meu TCC sobre a primeira Assembleia de Deus na Bahia, que foi em boca do corrego, mas preciso que alguem me ajuda a saber como consigo as fontes pra realizar essas pesquisa.

      Excluir
  3. Você deve se dirigir ao pastor e solicitar permissão para consultar os arquivos da igreja que devem estar a disposição de todos para consultas, sendo evangélico ou não.

    ResponderExcluir
  4. a primeira igreja, foi em um povoado, chamado Boca do Córrego, sub distrito de Canavieiras. tenho até fotos desta igreja

    ResponderExcluir
  5. Que tal publicar as fotos para que todos vejam essa histórica igreja.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom ter a fonte histórica sou grato à Deus.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Sr.Silbar.Parabéns pelo seu precioso Blog!Sou historiador e professor.Moro agora em Salvador,antes São Paulo.Gostaria de saber se porventura,poderia ter acesso aos contatos da referida ADM da Igreja.Posto que estou tecendo um relevante trabalho sobre a história da organização e organismo,bem assim,de seus fundadores vindos da Escandinávia.Aqui ficam,as melhores congratulacões.

    ResponderExcluir
  8. Há muitos anos que deixei de morar em Canavieiras e, embora goste muito da cidade, uma distância de mais de dois mil quilômetros me impede de ir com frequência à cidade e, por isso, não tenho contato com a administração da igreja mas, talvez, com o telefone da igreja - 73-3284-2997 - poderia ter algum sucesso na sua empreitada.

    ResponderExcluir
  9. precisamos de informacoes,para ensinar os irmaos sobre nossa igreja amada

    ResponderExcluir
  10. sou professopr de EBD.quem tiver informacoes mande pra nos em salvador,PB. Silvani (71)987441519 zap

    ResponderExcluir
  11. Aqui é a Joelma.Eu Era da idade de criança que me lembro.Morei na Rua Otavio Mangabeira número 722.Eu era criada por um casal ,o senhor Roberto Santos falecido e a esposa dele chamada Noêmia Ela não mora mais aí nessa .Se mudou para o Rio de Janeiro.Eles também na época que me pegaram pra cria já tinham um filho chamado Pedro Marcelo,Que também foi embora antes e eu com 15 pra 26 anos também fui embora daí pra conhecer a minha mãe biológica enfim.Quendo eu era adolescente ficava no fundo do quintal da casa onde morava e o quintal dessa igreja Assembleia é grudado com essa casa que morei.Olha só como Deus já estava trabalhando para me resgatar desse mundo pata a presença Dele .Eu escutava na época,me lembro com hoje,os louvores de Oseias de Paula E Também outros que agora eu sei que é da Harpa Cristã.
    Eu ficava ouvindo?me sentia bem até .Ouvia mais no domingo.Naquele tempo era um tipo de alto falante antigo.Aaui em Caieiras onde moro atualmente ,na Assembleia de Deus de ministério Perus e que antes era Madureira ,ainda deve ter desse auto falante. Ele fica pregado no alto da parede no lado de fora da igreja.Eu precisos obter uma informação sobre o endereço dessa igreja Assembleia é eu também não sei que ministério é. Mas enfim ,se um dos irmãos puder me informar ,serei muito grata.Deixo um forte abraço da sua irmã em Crito.Estou muito feliz com Meu Jesus .Ele tem suas estratégias para resgatar vidas.Hoje estou com 47 anos,casada pra às Glória de Deus e tenho 3 filhas lindas e um netinho de Quase tl5 anos.Todas essas bênçãos eu devo e agradeço ao meu Bom e Maravilhoso Deus.O meu desejo é d3 um dia Deus me enviar pra essa cidade pra mim encontrar com muitos servos e serve a do Senhor e agradecer e também contar meu grande testemunho de salvação. Eu creio que os irmãos dessa igreja principalmente ,ficava orando e pedindo pata que Deus fizesse uma obra da minha vida também. É resgatado para Ele .Pois a melhor coisa que eu havia na minha vida foi receber Jesus na minha vida. Hoje pra a Glória de deus eu e minha casa servimos ai Senhor Jesus Cristo .Não tenho nenhuma dúvida que Deus ouve as orações dos seus servos.Meus queridos e amados irmãos,Estou muito feliz e ficarei mais ainda quando Deus preparar essa viagem para Canavieiras.Por favor me ajudem em oração .Pois se também for da vontade de Deus eu creio que Ele vai preparar tudo.Desde já agradeço à cada um que orou e continua orando .Eu sou fruto das orações de vcs.Um grande abraço e fiquem com a Doce e Gloriosa Paz do #Senhor Jesus."Eram cem ovelhas juntas no arisco ?Eram cem ovelhas que o pastor cuidou ....E se Pastor é Jesus Cristo e até hoje Ele espera que mais ovelhas como eu venham ser resgatadas. Deus seja eternamente exaltado nos céus e na terra.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou Joelma e preciso saber qual o Facebookdai da igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O endereço da Assembléia de Deus de Canavieiras é Avenida Rio Branco, 374, Centro - Canavieiras-BA - CEP 45.860-000 - Telefone 73-3284-2997.
      Esse é o endereço da Assembléia de Deus que aparece na foto.

      Excluir
  13. que benção de Deus esses dois missionário deram ouvido a voz de Deus e os brasileiros foram previlegiafos com essa deniminacao que tem compromisso com a palavra de Deus quantos salvos sou grata a Deus pelo seu amor

    ResponderExcluir
  14. BOA NOITE A PAZ DO SENHOR JESUS. SOU MEMBRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÃO EM BHTE. E SIRVO AO SENHOR NO DIACONATO CREDENCIADO, MEU NOME , MANOEL SOUZA , DE BELO HORIZONTE MINAS GERAIS. GOSTARIA DE ME APRESENTAR INFORMAR QUE VOU ESTÁ EM CANAVIEIRAS, ONDE EU NASCIR. É UM PRAZER IMENSO PRAZER EM PODER VISITAR A CONGREGAÇÃO. MEU CONTATO 031 98562-5731, AMO PREGAR A PALAVRA, SEM VINCULO E INTERESSE FINANCEIRO. e-mail manoelrok@hotmail.com

    ResponderExcluir