domingo, 22 de janeiro de 2012

O Fruta-Pão e a Cidade de Canavieiras


Fruta-Pãozeiro  -  talvez o mais  alto  da  cidade  -   na Rua
 Benjamin Constant, Antiga  Rua das Flores, entre a Avenida
  Rio  Branco e a Segunda  Travessa  Benjamin  Constant em 
Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


Em Canavieiras, no Estado da Bahia, o fruta-pãozeiro é uma das árvores que mais proliferam nos quintais das residências da cidade, pois a sua fruta serve de base na preparação de diversos pratos típicos ou simplesmente é servida, cozida, no café da manhã, onde podemos temperar com manteiga. É uma delícia.

Ele, o fruta-pãozeiro, é designado na botânica como Artocarpus incisa, é uma espécie originária da Malásia ou das Ilhas de Java ou Sumatra, e é parente da jaca - Artocarpus heterophillus - e se desenvolve bem nas regiões costeiras e quentes, não se adaptando aos climas frios e muito secos.

Quem passear pelas ruas de Canavieiras, poderá observar as árvores do fruta-pão, com suas folhas bem verdes e vistosas nos mais diversos pontos da cidade, sempre nos quintais das residências, enfeitando a paisagem e amenizando o visual da cidade

Há uma árvore de fruta-pão no Centro Histórico de Canavieiras, na Antiga Rua das Flores, que talvez seja o fruta-pãozeiro mais alto e mais antigo da cidade e chama muito a atenção de todos, pois é por demais vistoso e belo e, por este motivo, deveria ser tombado pelo patrimônio histórico da cidade, para evitar que ele fosse derrubado. Que tal a Câmara de Vereadores ou a Prefeitura tomar a iniciativa?

Há um boato, na internet, de que a árvore do fruta-pão foi quase completamente dizimada por ordem do imperador, sem nomear qual. Ora, o Brasil teve dois imperadores e não me consta que nenhum dos dois sofresse das faculdades mentais para dar tal ordem, portando esse boato é falso e mentiroso. O que houve, na verdade, foi a remoção de espécies exóticas. entre as quais a jaqueira e o fruta-pãozeiro, na ocasião do replantio da atual Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, pois o Imperador Pedro II, como uma pessoa culta e sábia, determinou que o reflorestamento da área fosse feita apenas com espécies originárias da Mata Atlântica. Os demais pés de fruta-pão, tanto na cidade como no país, não sofreram nenhuma consequência e foram preservados, pois não faziam parte da atual Floresta da Tijuca, alvo do exemplar reflorestamento. 

Quando você for a Canavieiras não se esqueça de degustar esta fruta para experimentar um dos sabores típicos da cidade.      

Um comentário: