domingo, 27 de maio de 2012

A Antiga Capela de São Boaventura em Canavieiras

Antiga  Capela   de São Boaventura,  na Atual  Praça da
  Bandeira, Tendo Atrás  o Prédio da  Antiga Cadeia,  Hoje
 Biblioteca  Municipal.   Foto  Tirada   Possivelmente   na 
Primeira  Década  do  Século Passado - Canavieiras-BA


A primeira Capela de São Boaventura foi construída na localidade chamada Puxim, antiga sede do Município de Canavieiras. Este vilarejo que tinha a denominação oficial de Freguesia de São Boaventura do Puxim foi criado em 11 de abril de 1718 e teve como o seu primeiro vigário o Padre Joaquim Botelho. Não temos notícias de como era esta primeira capela e nem até quando ela sobreviveu.

No entanto, a sede do município foi transferida para a hoje denominada Ilha de Canavieiras, lugar mais seguro e que melhor protegia a população dos frequentes ataques dos índios, muito comum no povoado do Puxim.

Logo após a transferência, foi construída uma nova capela em honra à São Boaventura, desta vez localizada na atual Praça da Bandeira, formando um belo conjunto arquitetônico, depois da construção da Prefeitura Municipal em 1899 e do antigo presídio, hoje Biblioteca Municipal, concluído em 1900.


A Antiga Capela de  São  Boaventura, na Praça da
  Bandeira, Tendo ao LadoAntigo Casario e Atrás o 
Antigo Presídio, Hoje Biblioteca Municipal.  Foto 
Tirada Possivelmente na Primeira Década do século
 XX - Canavieiras-BA


A capela tinha linhas muito simples, com duas torres frontais, a do sino, que era a maior, ficava no lado esquerdo, com uma cruz no seu alto e a outra bem menor no lado oposto. Tinha, também, na sua fachada, uma porta arcada na parte central e duas pequenas janelas na parte superior, além de um círculo vazado bem no alto para ventilação. A parte superior da fachada tinha o formato de um triângulo, acompanhando as linhas de um telhado de duas águas. 

Hoje em dia esta capela não existe mais e, em sua substituição foi erguida a Igreja Matriz de São Boaventura, inaugurada em 1932, que fica na Praça de São Boaventura, tão bela e linda que é uma das Sete Maravilhas de Canavieiras.

A sua localização era em um dos cantos da atual praça, mais precisamente no lado da prefeitura e quase em frente à atual Biblioteca Municipal. Se houvesse um trabalho arqueológico, talvez fosse encontrado as fundações da capela, o que seria uma relíquia para a nossa cidade.

A imagem de São Boaventura, segundo reza a lenda, ainda é a mesma da capela do Puxim. Ela está muito bem conservada e é venerada pelo povo católico da cidade de Canavieiras.

Conjunto  Arquitetônico:   Prefeitura  Municipal, Capela
 de São Boaventura,Antiga  Cadeia,  Hoje  Biblioteca 
Municipal  e  Casario  Antigo  na  Praça  da Bandeira
 em Canavieiras-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário