domingo, 1 de julho de 2012

Enchentes em Canavieiras

Enchente  -  Rio Patipe  no  Final  da  Rua da Prata -
 Ano Não Identificado da  Primeira  Metade do Século
  XX  -  Canavieiras-BA - Foto de Arquivo - Autor Não 
Identificado 


É raro, muito raro, mas Canavieiras, no sul do Estado da Bahia, também tem as suas enchentes. Elas nunca são causadas por chuvas que caiam diretamente sobre a cidade, mesmo que elas caiam com muita intensidade, pois sendo a cidade plana, a vazão das águas é rápida, principalmente em razão da sua constituição geológica, que é basicamente arenosa. 

Estas enchentes são causadas por chuvas torrenciais caídas nas cabeceiras e nos inícios dos cursos dos rios que banham a cidade. Algumas enchentes são memoráveis, como a de 1833, que durante muito tempo foi lembrada pelos canavieirenses como a pior de todos os tempos.

Outras grandes enchentes foram as de 1914 e 1919, que arrasaram a cultura do cacau nas fazendas às margens do Rio Pardo.

Entretanto, na Ilha de Canavieiras, onde está localizado o principal núcleo urbano da cidade, os lugares mais propícios a enchentes são os do norte da ilha, que são banhados pelo Rio Cipó. 

Mas se você é turista, não deve se preocupar com as enchentes dos rios de Canavieiras, pois mesmo com enchentes o céu estará sempre azul e o Sol sempre a raiar, porque as águas das enchentes vêem de longe e as praias continuarão tão boas como sempre.

Canavieiras é a cidade da luz do sol, do azul do céu, das praias, das belezas naturais e das belezas feitas pela mão do homem.


Enchente - Local Próximo ao Final da Rua da Prata
 - Ano Não Identificado da Primeira Metade do Século
 XX - Canavieiras-BA - Foto de Arquivo - Autor Não
 Identificado




2 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Zizélia e moro no RJ. Fico muito feliz em ver as imagens e informaçãoes desse blog. Meu avõ nasceu em 1914 em Canavieiras e Chamava-se Waldemar Texeira ( filho de Artur Teixeira das Barreiras e Hermínia Teixeira). Cresci ouvindo os mais lindos contos e "causos' desta cidade e a produção do cacau. Meu avô sempre contava suas histórias e como era o cotidiano neste lindo local. Se estivesse entre nós, falecido em julho de 2011, ficaria feliz em rever essas imagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pela sua felicidade e vejo que você deve ter muitas estórias para contar sobre a nossa bela e simpática cidade. Canavieiras é uma cidade muito acolhedora e espera você para uma visita e para conhecer os lugares que também faz parte de sua vida pois conviveu com as estórias da cidade.

      Excluir