quinta-feira, 5 de julho de 2012

Construção do Cais do Porto de Canavieiras

Construção do Cais do Porto de Canavieiras - O Prédio
 à Esquerda Atualmente está em Ruínas, Sem o Telhado
 Que Aparece na Foto - Foto de Arquivo Pessoal - Autor
 Não Identificado.



O belo cais, construído em pedras, que margeia o Rio Pardo e faz parte do conjunto arquitetônico do Porto de Canavieiras, foi tombado, conjuntamente com o casario do final do século XIX e início do século XX,  que o cerca, em 1995 pelo Patrimônio Histórico do Estado da Bahia, compondo um conjunto monumental sem igual em todo o sul do Estado da Bahia.

Este cenário é, reconhecidamente, o mais preservado dos tempos áureos dos coronéis do cacau, tanto assim que a Rede Globo de Televisão o escolheu para representar cidades antigas do sul da Bahia em suas novelas Gabriela e Porto dos Milagres.

Quando o cais do porto foi construído, no início do século passado, foi uma grande conquista para os canavieirenses, pois todos almejavam estas melhorias para a cidade, pois era um sinal de progresso e bem estar para a sua população. 

Como Canavieiras está situada em uma região composta basicamente de arenito, em uma imensidão de areias brancas, já que toda a região, em tempos remotos, formava o leito do oceano, as pedras usadas para fazer o cais do porto tiveram que ser transportadas de outras regiões, o que foi, para a época, um grande trabalho, pois tiveram que ser transportadas por embarcações, por não haver, no início do século XX, estradas de rodagem ligando Canavieiras a outras regiões do país.

Como podemos ver ver na foto acima, uma das poucas que documentam a construção do caís, a cidade de Canavieiras não tinha nenhum calçamento em suas ruas, inclusive a principal na época, que era a que beirava o cais do porto.

Hoje em dia, podemos admirar este belo conjunto arquitetônico, que em tempos passados, custou muito para ser construído, e o foi devido a grande riqueza que a cidade possuía.


Porto de Canavieiras, Final do século XIX ou Início 
do Século XX , Antes da Construção do Cais, Onde 
Podemos Ver que  a  Maioria das Construções que 
Emolduram o Porto Ainda Não Existiam 






Nenhum comentário:

Postar um comentário