segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Flora de Restinga nas Praias de Canavieiras - Parte I

Canavieiras é um paraíso e as suas praias semi-desertas são cobertas por uma vegetação luxuriante com espécies típicas de restinga que são quase desconhecidas da maioria da população brasileira. Para quem se interessa pela flora nativa é uma festa, pois quase tudo é novidade, e essa novidade é que traz a motivação para a pesquisa e, para os amantes da fotografia, esta é a ocasião especial para documentar a beleza e diversidade da flora de restinga das praias de Canavieiras.

Embora este site não seja destinado à Botânica, é importante que a vegetação de Canavieiras seja divulgada para fins turísticos e de pesquisa científica, pois ela faz parte da beleza que a cidade emana para quem a visita, dando um colorido todo especial às caminhadas matinais nas trilhas das areias da praia. 


Guapira Opposita

Guapira Opposita - Popularmente Conhecida Como
 Maria Mole é Nativa nas Praias de Canavieiras - Foto
 de Regis Silbar


Guapira Opposita, também conhecida popularmente como Maria-Mole, Louro-Branco, Maria-Faceira, João-Mole, Carne-de-Vaca, Flor-de-Pérola e outros nomes mais, é nativa da Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual, Manguezais e Restingas.

Sendo uma planta que se adapta aos mais diferentes ambientes, ela também apresenta uma grande diversidade de tamanhos, indo dos 15 metros de altura nas florestas úmidas até ao porte anão com meio metro de altura em terreno pedregoso e solos rasos.

Nas restingas das praias de Canavieiras ela se apresenta em densos aglomerados e com porte anão, estando os seus frutos doces, comestíveis, com coloração roxa intensa, quase preta, e com 28 por cento de proteínas ao alcance das mãos. Diversas espécies de aves utilizam os seus frutos como alimento.  


Canavalia Rosea

Canavalia Rosea, conhecida popularmente como 
Feijão-de-Praia é Nativanas Praias de Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar  


Canavalia Rosea, também conhecida popularmente como Feijão-de-Praia ou Cipó-de-Praia, é uma espécie com flores de cor rosa quase lilás, típica de restinga, mais especificamente, das areias imediatamente após a linha da maré alta e está presente em todo o litoral brasileiro.  

Ela é muito útil para evitar a erosão da orla praiana, ocasionada pelas marés altas e, principalmente, pelas ressacas. Por isto ela deve ser preservada pela comunidade, inclusive através de leis adotadas pelo poder público, o que não ocorre em Canavieiras, onde as construções irregulares (barracas, restaurantes e casas residenciais), avançam sobre este tipo de vegetação, deixando a orla sem proteção.

Mesmo com o desleixo de prefeitos em fiscalizar a destruição da vegetação à beira-mar, ela ainda é abundante nas regiões mais distantes da avenida principal que leva à praia. Quem passar pela orla, com certeza, não a deixará de notá-la, tanto pela a sua cor viva, como também pela a sua beleza.
   

Centrosema Brasilianum

Centrosema   Brasilianum,  Conhecida   
Popularmente  como   Feijão-Bravo   é 
Nativa nas Praias de Canavieiras - Foto
 de Regis Silbar

Centrosema Brasilianum
, espécie típica de restinga, conhecida popularmente  pelo nome de feijão-bravo, está presente e é muito abundante nas praias de Canavieiras. Ela possui uma flor de coloração lilás com uma mancha branca no meio e contém, em suas folhas, um teor de proteínas entre 16 e 20 por cento.

Ela é uma planta nativa da América do Sul, notadamente do Brasil e da Venezuela. Não é muito exigente, se adaptando bem desde a Região Amazônica até caatingas e restingas e, sendo uma planta trepadeira, ela se espalha pelo chão em lugares onde não há suporte.



Um comentário: