quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Becos e Vielas do Centro Histórico de Canavieiras

Beco no Centro Histórico de Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


Canavieiras é uma cidade antiga, muito antiga, ela já era grande quando as outras praticamente ainda não existiam ou ainda não tinham começado a existir. Ela já era uma cidade importante e gloriosa no século XVIII, quando o sul da Bahia era praticamente um deserto de pessoas, mas com um potencial de riqueza que mais tarde iria transparecer e enriquecer a cidade.

Do século XVIII nada sobrou, a não ser a memória histórica que nos remete ao passado e nos faz lembrar de sua turbulenta fase inicial, com a transferência da sede da vila do Puxim para a Ilha de Canavieiras, muita mais segura e de mais fácil defesa, ante o constante ataque dos índios.

Logo depois e em consequência do plantio do primeiro pé de cacau na Fazenda Cubículo e da descoberta dos diamantes no Rio Salobro, afluente do Rio Pardo, a cidade começou a se desenvolver e as suas antigas construções foram sendo demolidas para dar lugar a uma cidade planejada, com largas ruas e alguns becos e vielas no Centro Histórico da cidade.

Foi justamente nestes becos e vielas que o antigo comércio da cidade de Canavieiras mais se desenvolveu   e era aí que as pessoas se movimentavam, compravam, vendiam e negociavam o cacau, então a maior riqueza de todo o Estado da Bahia.

Esta fase durou até meados da segunda metade do século XX e, hoje, estes becos e vielas, estão desertos, tranquilos e sem mais nenhum comércio, mas com uma beleza sem igual e onde as construções e arquitetura do século XIX dão um toque especial ao lugar, aguardando os turistas para se maravilharem com a sua beleza.
Conheça Canavieiras, você merece estar no paraíso.  


Beco no Centro Histórico de Canavieiras - 
Foto de Regis Silbar




Nenhum comentário:

Postar um comentário