quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A Praça da Capelinha em Canavieiras

A Capelinha, na Praça da Capelinha - 
Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


A Praça da Capelinha, em Canavieiras, é o seu Centro Cultural, é o polo catalizador de quase todas as principais festas e dos maiores acontecimentos e manifestações da cidade. Nela o povo se reúne espontaneamente e comemora tudo o que deve ser comemorado, festejando tudo o que deve ser festejado e deixando a tristeza de lado.

Desde os primórdios do século passado que esta praça é a queridinha do povo de Canavieiras. É lá que o povo se reúne para participar animadamente de comemorações, ouvindo as suas filarmônicas, paquerando e andando, deixando o tempo passar.
     

A Capelinha e o Coreto da Praça da Capelinha
 em Canavieiras - Foto de Regis Silbar   


Uma das suas maiores festividades é a do Mastro de São Sebastião, que consiste em um longo tronco de madeira, igual a estes que servem para postes de iluminação, basicamente ornamentado com flores, que vem do centro da cidade, carregado e acompanhado em romaria pela população.

Neste dia a festa é completa, com direito a tudo. Barraquinhas vendem todos os pratos típicos a preços módicos, outras promovem diversos jogos, entusiasmando a multidão que se diverte sem parar. Há muita diversão, embora seja uma festa de caráter religioso.
  

Vista Geral da Praça da Capelinha em 
Canavieiras  - Foto de Regis Silbar

A Praça da Capelinha fica bem próxima do Aeroporto de Canavieiras e do Hospital Regional Regis Pacheco. Ela é cercada de construções simples, incluindo a sua igreja, formando uma bucólica paisagem, bem típica de cidades do interior.

A praça é extremamente limpa, com apenas algumas árvores, chegando mesmo a ser pouco arborizada, mas é uma praça simpática. Vale a pena uma rápida visita para conhecê-la ou uma demorada visita se for em dia de uma de suas gratificantes festas, que acontecem algumas vezes por ano. 


Praça da Capelinha com Coreto ao Fundo
 - Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar 




Nenhum comentário:

Postar um comentário